Se existe uma fonte que se tornou bastante popular (e icônica), esta é a Comic Sans! Lançada nos anos 90, ela foi designada para ser utilizada em revistas em quadrinhos, bem como qualquer outro conteúdo do gênero que faz o uso de “balões de diálogo”. A partir de então, ela se tornou tanto adorada quanto odiada, graças ao uso excessivo em publicações gerais, pois apesar de ser uma fonte bela e graciosa, não é adequada para determinados usos (especialmente para as aplicações que requerem um visual mais sóbrio e formal)…
“For 15 years, our beloved Calibri was Microsoft’s default font and crown keeper of office communications, but as you know, our relationship has come to a natural end. We changed. The technology we use every day has changed. And so, our search of the perfect font for higher resolution screens began. The font needed to have sharpness, uniformity, and be great for display type. It was exciting at times, but also intimidating. How do you replace Calibri? How do you find that one true font that can take its place as the rightful default?”
— by Medium (Microsoft Design).
Desde então, passei a dar uma atenção especial para as fontes do sistema e ao invés de manter um monte delas instaladas no meu sistema, passei a priorizar mais aquelas que são consideradas essenciais. A Calibri (a atual fonte padrão da Microsoft que há tempos, desbancou a Arial e a Times New Roman) é uma daquelas que na minha opinião, deixou a desejar em vista de ser uma fonte com uma certa “falta de identidade”. E pelo visto, a Microsoft também se deu conta disso: a empresa decidiu lançar a Aptos, uma nova coleção de fontes designadas para substituir a Calibri, além ser projetada para o uso em telas de alta resolução.
A escolha não foi fácil: em uma lista de 5 novas fontes (Bierstadt, Grandview, Seaford, Skeena e Tenorite), a Bierstadt (que foi renomeada para Aptos) venceu a disputa para se tornar a nova fonte padrão, para a família de produtos e serviços Microsoft 365. E a partir de agora, será comum vê-la em softwares voltados para o escritório como o editor de textos Word, a planilha eletrônica Excel, o editor de slides PowerPoint e a agenda pessoal Outlook. Mais à frente (provavelmente através das atualizações de software), a nova fonte também estará disponível para os demais usuários do Windows e demais aplciações.
A nova fonte foi concebida pelo tipógrafo Steve Matteson, considerado um dos maiores designers em sua categoria. Dentre os seus trabalhos prévios de maior destaque, estão o desenvolvimento das fontes Windows TrueType, além da fonte Segoe UI (muito usada nos logotipos de produtos da empresa). Matteson decidiu renomear a Bierstadt para Aptos, para homenagear a sua cidade em vista das suas belezas naturais e climáticas: o nevoeiro, as praias, as sequóias e as montanhas, enfim resumindo tudo o que ele amava na Califórnia (EUA)!
Em tempo: não seria bem mais prático adotar um sistema de versionamento para as tradicionais fontes Arial e Times New Roman (ou até mesmo a Calibri)? Pois a impressão que tenho em relação a estes processos de reformulação de fontes, é que as alterações são tão pequenas e pontuais, que se tornam distinguíveis apenas para aqueles que “sabem o que estão procurando”! Inclusive, o Windows já apresenta um considerável número de fontes que em geral são bastante parecidas e não raro, os usuários necessitam apenas de uma dúzia delas.
Deixo a questão em aberto, pois confesso que não entendo muito de fontes… &;-D