Há uma semana, a Intel havia anunciado que deixaria de investir nos mini PCs batizados de NUC (Next Unit of Compute), para se concentrar em outros mercados e ao mesmo tempo, promovê-los através do estabelecimento de parcerias com fabricantes de hardwares consagrados. Confesso que de início, fiquei um pouco desapontado pela possibilidade dela não dar a devida atenção, para esta categoria de dispositivos. Pois além de oferecerem uma boa performance, eles são bonitos, compactos e atendem muito bem as minhas necessidades…
“Our NUC systems product team delivered unique products that spurred innovation in the ultra-small form factor market. As we pivot our strategy to enable ecosystem partners to continue NUC systems product innovation and growth, our priority is to ensure a smooth transition for our customers and partners. I am looking forward to ASUS continuing to deliver exceptional products and supporting our NUC systems customers.”
— by Intel Newsroom.
Mas para a minha surpresa, a Intel fechou um acordo com a ASUS não só para fabricar, vender e dar suporte para a linha de produtos de PCs Intel NUC (da 10a. até a 13a. geração), como também para desenvolver os futuros projetos de mini PCs, baseados neste formato! Além de manter viva esta bela linha de produtos, poderemos contar com mini PCs de alta qualidade e sofisticação, já que estamos falando de um dos maiores fabricantes de hardware do planeta. E foi justamente por este motivo, que a Intel resolveu contar com a parceria da ASUS.
A Intel irá conceder uma licença (não exclusiva) para os designs da linha de produtos Intel NUC, para que a ASUS possa dispor a sua própria linha de produtos e para isto, ela irá estabelecer uma nova unidade de negócios chamada ASUS NUC BU. Além da ASUS, a Intel também está promovendo uma estratégia para permitir que os demais parceiros deste ecossistema, possam dar continuidade para a inovação e o crescimento da linha de produtos, baseados nos mini PCs NUC. Resumindo: não iremos nos “livrar” tão cedo destes incríveis PCs desktops!
Com a ascensão das CPUs AMD Ryzen e as grandes expectativas em relação a performance da arquitetura Zen 5, também confesso que já não estou tão inclinado a adquirir estes mini PCs. Mesmo assim, também não deixo de contar com eles como uma espécie de “plano B”, especialmente se a ASUS desenvolver uma edição mais “encorpada” destes mini PCs que não só ofereça maior flexibilidade em termos de montagem, mas também entregue um design bonito e funcional, tal como a própria Dell faz com a sua linha compacta de workstation Precision.
Mas se poderemos chamá-los de Intel NUC, já não saberia dizer… &;-D