Se existe uma fabricante no mercado de jogos que passei a admirar (muito) em virtude da sua maravilhosa linha de produtos, esta é a 8BitDo! Especializada na fabricação de acessórios e periféricos em geral, ela se destaca pelos seus belos e ergonômicos controles de videogames, geralmente inspirados nos clássicos consoles da Nintendo! Inclusive, o seu novo teclado mecânico em estilo retrô, que além de adotar as cores do consagrado videogame, também traz inovações tecnológicas muito interessantes para esta classe de dispositivos…
“Nintendo doesn’t make keyboards, but 8BitDo’s Retro Mechanical Keyboard might be the next best thing. The $99.99 device comes in two color schemes: an ‘N Edition’, which has the same gray color scheme the Nintendo Entertainment System (NES) had in the West, and a red and white ‘Fami Edition’ that draws obvious inspiration from the Japanese Famicom. Preorders open today, and the keyboard is expected to ship on August 10th.”
— by The Verge.
Embora não tenha um nome especialmente designado para este periférico, o novo teclado mecânico retrô da 8BitDo possui uma base de alumínio e um design (não tão) compacto, com 87 teclas e possui algumas adições bem interessantes. Além de duas teclas vermelhas “A” e “B” terem sido inspiradas nos botões classicos dos joysticks da Nintendo (e proverem suporte para o mapeamento para comandos e funções do sistema em uso), ele também entrega um acessório à parte com dois gigantescos botões, para serem utilizados em jogos de arcade. Por fim, o teclado possui mais um conjunto de botões de controle em sua parte superior, para simplificar operações comuns como ajustar o volume, ativar/desativar determinados recursos e/ou funcionalidades, bem como outras funções adicionais.
O novo teclado é compatível com os sistemas operacionais Windows (10+) e Android (9.0+), além de duas edições: a “N Edition”, que se destaca pela cor cinza adotada na decoração e nas teclas especiais (ENTER, CONTROL, ALT, etc) e a “Fami Edition”, inpirada nos clássicos consoles japoneses Famicom e por isto, utiliza uma tonalidade mais escura do vermelho ao invés do cinza. Os switches adotados são o tácteis, pesados e barulhentos Gateron Green. Em termos de conectividade, o novo teclado utiliza tanto conexões sem-fio Bluetooth e Wi-Fi (2.4 GHz), através de um dongle que pode ser guardado na parte inferior do teclado. A sua bateria possui uma autonomia de até 200 horas de uso (caso a iluminação RGB esteja desligada) e a sua recarga completa demora algo em torno de 4 horas.
Infelizmente, o valor final não é dos mais acessíveis: US$ 99,90! Putz…
O que mais posso dizer? Aproveitem as ofertas disponíveis (embora nem sempre com preços atraentes) para comprar um teclado mecânico e usufruir das vantagens e confortos oferecidos por esta classe de dispositivos! Desde que passei a utilizá-los para o dia-a-dia, a minha produtividade aumentou de forma considerável e pessoalmente estou tão satisfeito com estes periféricos, que já não consigo mais imaginar a minha vida sem eles. Os teclados mecânicos (especialmente aqueles dotados de switches lineares vermelho) oferecem uma experiência de digitação muito superior, em comparação aos tradicionais teclados de membrana.
E se querem uma dica, recomendo o HyperX Alloy Origins 65… &;-D