Muitas vezes, determinados componentes e acessórios hardwares ainda podem prestar bons serviços, mesmo após terem sido lançados há muitos anos e por isto, são considerados obsoletos pelo mercado. Por exemplo, já tive caixas de som da Creative que ficou há +15 anos comigo e que só foram descartadas, porque já se encontravam em um estado deplorável e a sua manutenção já não valia mais à pena (eu amava essas caixinhas). O mesmo se deu para a minha boa e velha câmera digital Canon PowerShot G12, que durante +10 anos de existência me prestou excelentes serviços, mas que somente agora também veio a dar defeitos…
“A photographer used a panoramic film camera designed in the 1890s to capture a stunning shot of a hot air balloon festival in the U.K. last weekend. Simon Williams uses a handheld Kodak Panoram 4D that takes 103 film roll which create a a huge 12×4-inch negative. The 4D model was built circa 1920 and the camera was soon taken out of production entirely. Williams bought the 19th-century camera five years ago because he wanted a challenge, which it has proven to be.”
— by PetaPixel.
Mas… usar um equipamento com +100 anos de uso? Pois foi justamente isto que fez o fotógrafo Simon Williams! Ele optou por fotografar o evento com uma câmera panorâmica portátil Kodak 4D, que havia sido projetada em 1890 e construída posteriormente pela empresa em 1920, embora tenha sido descontinuada tempos depois. Para criar a foto panorâmica, foi necessário o consumo de +100 rolos de filmes, que por sua vez foi usado criar um enorme negativo de 12×4 polegadas. Willians utilizou folhas avulsas de filmes de Raio-X, que apesar de serem bem mais baratas que os rolos de filmes tradicionais, são de dupla face e riscam com muito mais facilidade.
Em vista da sensibilidade dos filmes de Raio-X e da necessidade de realizar as trocas com uma bolsa pendurada, os arranhões e o acúmulo de poeira poderiam afetar a sua integridade e consequentemente, gerar um impacto negativo na qualidade da fotografia. Para isto, ele desenvolveu um sistema no qual consistia em colocar cada folha de filme cortada, juntamente com um verso de papel preto em uma pasta de glicina. Assim, ele seria capaz de descarregar e recarregar os filmes, sem que eles sofressem arranhões ou acumulassem poeira.
Isto, sem contar os grandes desafios técnicos para o manejamento da câmera…
O tema da fotografia foi baseado no festival Bristol Balloon Fiesta, no qual vários balões de ar quente subiam atrás da ponte suspensa Clifton, ocorrido na semana passada na cidade de Bristol (Reino Unido). Obviamente, o evento em questão foi fotografado por diversas pessoas dotadas de câmeras modernas, as quais em geral produzem imagens multicoloridas e em alta definição. Já a câmera panorâmica portátil centenária utilizada por Willians, as fotos se limitavam as cores preto/branco e apresentavam certas “suavidades” em suas bordas, além da característica tonalidades que popularivam bastante as fotos do tipo vintage.
Confesso que em um determinado momento, considerei a possibilidade de utilizar uma câmera analógica ao invés das câmeras digitais. Além da boa qualidade de definição (já que elas podem se equiparar a uma resolução de 20 megapixels), elas em geral são bem mais acessíveis e possibilitam o seu uso sem maiores preocupações em relação aos roubos e assaltos. Porém, as câmeras digitais para smartphones evoluíram consideravelmente, além de serem bem mais práticas para usar e portar, o que acabou decretando de vez o fim desta “louca idéia”!
Ainda assim, não pretendo pagar uma fortuna pela Sony ZV-1… &;-D