O estabelecimento da identidade de uma marca é algo de extrema importância para os seus produtos e serviços sob diversos aspectos técnicos e práticos, que vão desde a sua usabilidade ao fortalecimento da sua presença no mercado. No caso do sistema operacional Android, a empresa decidiu dar um “tapa no visual” em dois elementos importantes para a sua marca: o logotipo e o mascote! Para ambos, o Google decidiu promover algumas atualizações para a sua identidade visual…
“Over the past decade, the Android brand has undergone several updates to modernize its look and feel and evolve with the needs of our community. In 2019, for instance, we changed our logo to be more accessible and easier to read. We also updated the naming convention for Android releases from fanciful (e.g., Android Lollipop) to simple (e.g., Android 14), making subsequent releases clearer and easier to understand globally.”
— by The Keyword (Google).
A começar pelo logotipo, a partir de agora iremos notar algumas mudanças sutis que tem como finalidade, auxiliar a conexão entre o Android e o Google. A estilização do “android” (com base em letras minúsculas), dará lugar ao uso de uma capitularização da letra “A” (em maiúscula), com o objetivo de adicionar mais peso à sua aparência e reforçar a sua presença, quando colocado ao lado do logotipo do Google. Esta estilização tem como objetivo, criar uma espécie de equilíbrio entre ambas as identidades, promovendo uma melhor a relação entre os dispositivos Android, com os aplicativos e os serviços oferecidos pelo Google.
Já em relação ao Bugdroid (o famoso e simpático “robozinho do Android”), ele também se tornou um elemento de destaque para o logotipo, com o objetivo de refletir as experiências “divertidas” em relação ao uso dos dispositivos baseados no sistema operacional Android. O destaque vai para um novo e remodelado visual 3D, dando-lhe uma maior dimensão e presença. Além disso, a empresa também expressa o desejo de tornar o seu mascote tão dinâmico quanto o próprio sistema! A atualização da aparência de corpo inteiro do robozinho também foi feita para garantir que ele possa “transitar” facilmente entre ambientes reais e digitais.
A aparência é tudo? Depende do ponto de vista (dos usuários)! Há tempos, a empresa vem promovendo diversas melhorias para o visual do sistema como um todo, destacando-se a adoção do Material Design a partir do Android 5.0 “Lollipop”, além de reformular a interface gráfica dos serviços oferecidos por ela. Em relação as novas mudanças para o logotipo do sistema e o seu respectivo mascote, estas irão aparecer nos dispositivos Android e em mais lugares ainda a partir deste ano (2023), conforme as notas da sua publicação original.
Pois além de belos, também quero contar com sistemas que funcionem de fato! Senão… &;-D