Embora não seja tão famoso ou cultuado em comparação aos outros grandes nomes da Tecnologia & Computação pessoal como Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg e até mesmo Linus Torvalds, Richard Stallman é um talentoso programador, respeitável hacker e ativista que fundou o Projeto GNU e a Free Software Foundation, além de conceber as bases do movimento do Software Livre. Se não fosse por ele, certamente estaríamos vivendo em um mundo onde os softwares que utilizamos em nosso dia-a-dia, seriam rígidamente controlados por instituições e corporações…
“Richard Stallman has revealed he is undergoing treatment for non-Hodgkin lymphoma, a form of cancer of the white blood cells, but says that his prognosis is good. The 70-year-old Stallman appeared at the GNU Project’s 40th anniversary celebration in Switzerland on Wednesday a very changed figure. The GNU project is currently celebrating four decades of work on Free Software, as we wrote last week, and Stallman appeared on stage to make the closing speech in Biel/Bienne. His characteristic long hair is gone, as is his beard.”
— by The Register.
Mas infelizmente, RMS não está muito bem de saúde: em uma celebração do 40º aniversário do Projeto GNU que aconteceu na Suíça nesta última quarta-feira, Stallman apareceu no palco para fazer um discurso de encerramento e neste momento, estava presente uma figura bem distinta do que estávamos habituados a ver. Aos 70 anos, o pai do Software Livre já não ostenta mais a longa cabeleira e sua barba proeminente, em vista de sua luta contra um linfoma não-Hodgkin, uma forma de câncer nos glóbulos brancos. Felizmente, o seu prognóstico é bom.
Segundo Stallman, ele sofre de linfoma folicular, uma forma de linfoma não-Hodgkin que faz com que os linfócitos B formem aglomerados no sistema linfático. Além de já estar em fase de tratamento, ele também disse que este tipo de câncer tem um dos tipos de desenvolvimento mais lento e por isto, espera voltar à ativa nos próximos anos e continuar os seus trabalhos no Projeto GNU, assim que estiver totalmente recuperado da doença. Para se ter uma idéia da seriedade da doença (mesmo com os bons prognósticos), foi por causa de um LNH que causou a morte de Paul Allen, um dos co-fundadores da Microsoft.
Duro, teimoso, radical, temperamental, (nem sempre) anti-social e avesso ao uso de tecnologias para a comunicação em geral (em vista da necessidade de preservar a sua própria privacidade), Richard Stallman continua sendo uma personalizada importante e ao mesmo tempo controversa para o Software Livre, assim como todo o universo da Tecnologia da Informação! Embora ele tenha as suas divergências com Linus Torvalds em relação ao desenvolvimento do Linux (já chegou a afirmar que o “kernel não é livre”, por manter firmwares e drivers proprietários), suas contribuições foram enormes para todo o ecossistema de distribuições GNU/Linux.
E pelo visto, parece que os anos não “suavizaram” o bom e velho RMS… &;-D