E olha que não estou me referindo ao uso em jogos com dois jogadores disputando uma partida em modo cooperativo ou um contra o outro, nos quais eles controlam personagens distintos, independente do título em execução! A novidade em questão se refere ao fato de ter o mesmo protagonista sendo controlado simultaneamente por dois controles distintos! Dentre os avanços feitos em termos de usabilidade e acessibilidade para a plataforma Xbox, este é o Copilot…
“The idea behind two controllers serving as one input is for somebody to come in as backup if you’re struggling. A scenario could be a parent helping their child get through a difficult level, without ever having to pass the controller. The parent would just use their own controller to play the game while the child watches. When the tough part is over, the parent can put their controller down, and the child can continue on at their own pace.”
— by SlashGear.
Não estou me referindo ao novo assistente de IA da Microsoft (que será integrado à plataforma Windows e aos serviços da empresa), mas sim ao novo recurso da plataforma Xbox que possibilitará aos jogadores mais capacitados, a auxiliarem outros jogadores que porventura estejam com problemas e/ou dificuldades, para superar determinados desafios. Dentre os exemplos clássicos que podemos citar, estão os casos em que os pais ajudam os seus filhos ao vencer oponentes mais poderosos ou ou resolver quebra-cabeças mais complexos. Não bastaria apenas assumir o controle principal? Vai entender…
O recurso em questão pode ser facilmente ativado (e desligado, caso não tenha mais o interesse em usá-lo). No entanto, isso não significa que teremos duas contas distintas sendo utilizadas, compartilhando os mesmos benefícios das conquistas desbloqueadas, já que o “piloto” (controlador principal) será apenas o único beneficiado (ou punido) pelas suas ações, ao passo que o “copiloto” apenas estará lá para ajudar. Através do controlador principal, o usuário deverá acessar Profile & System -> Settings -> Accessibility -> Controller, selecionado a opção “Copilot settings” para ativá-lo. E nem é preciso dizer como desativar…
Por fim, o recurso também será compatível com Xbox Adaptive Controller.
Embora acredite que o Copilot seja perfeitamente dispensável, ele também pode trazer algumas conveniências interessantes. Por exemplo, muitos jogadores não gostam de compartilhar os seus controles por questões de higiene; já outros, investiram tanto em controles personalizados, a ponto de terem ciúmes ao emprestá-los a terceiros! Por fim, ainda temos os casos em que não é confortável assumir os controles especiais (como o próprio Xbox Adaptive Controller) para auxiliar os jogadores com mais dificuldades. Seja como for, será melhor dispor de um recursos dispensável do que não tê-lo quando ele for necessário.
Duas cabeças pensam melhor do que apenas uma? Tenho as minhas dúvidas… &;-D