Eis o Writerside, uma nova ferramenta para a autoria e publicação…

… que (também) será baseada em Inteligência Artificial! Criada pela JetBrains, o Writerside foi concebido para auxiliar os escritores e os desenvolvedores a produzir documentações técnicas referentes aos seus produtos em geral, bem como as APIs, os guias, os tutoriais e as instruções técnicas. E de quebra, ainda com suporte para a tradução e correção ortográfica para +25 idiomas! No entanto, ela se encontra ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento e por isto, foi introduzida com status de acesso antecipado ontem (16/out)…

“JetBrains previewing Writerside, an authoring and publishing tool that helps developers and writers produce technical documentation. Introduced in an early access status on October 16, Writerside allows developers and writers to collaborate on product documentation, API references, developer guides, tutorials, and how-tos. An AI-based spellchecker and grammar correction tool supports more than 25 languages including English, German, Spanish, and Chinese.”

— by InfoWorld.

Dentre os recursos oferecidas, se encontram:

  • Uma IU Git integrada.
  • Visualização ao vivo, com documentos aparecendo exatamente como os leitores os verão, sem esperar pela construção.
  • Suporte para Markdown, XML ou o uso combinado de ambos. Os desenvolvedores podem injetar atributos ou elementos semânticos para enriquecer o Markdown, e os elementos do Markdown podem ser convertidos em XML.
  • Designs prontos para uso, com opções de personalização que incluem a escolha do modo claro ou escuro, contraste, skins suaves ou vívidos e definição de cores de destaque para se adequar a uma marca. Os autores podem se concentrar no conteúdo sem projetar layout e lidar com CSS.
  • O teste automático é feito para links quebrados, recursos ausentes, valores de atributos incorretos e IDs não exclusivos. Destaque e validação de código são apresentados, com inspeções integradas.
  • Uma única fonte de verdade para um projeto é mantida para reutilização de conteúdo.

Eis, a realidade: os desenvolvedores (assim como administradores de redes & sistemas) em geral, não gostam de escrever documentações técnicas e quando o fazem, não é raro dispor de resultados bem abaixo do esperado (que atire a primeira pedra, aqueles que nunca encontraram uma documentação pobre e mal redigida). Portanto, sistemas baseados em IA que não só auxiliem na produção deste tipo de conteúdo, mas também estabelecem padrões, estilos e definições que promovem a automatização de todos os processos, que vão desde os rascunhos a publicação final!

Será que um dia, estes editores irão perder os seus empregos? &;-D