Qual seria a velocidade ideal para acessar a Internet? Quando havia dito para alguns usuários domésticos, que 25 Mbps seria mais que suficientes para atender as necessidades de uma família com até 4 pessoas, muitos não acreditaram e até mesmo, questionaram os meus conhecimentos sobre o assunto. Em geral, isto se deu porque além dos planos de 100 Mbps terem se popularizado bastante, outros aspectos importantes para estabelecer uma boa conexão geralmente são ignorados, como a latência, o jitter e a quantidade de fluxos de dados em paralelo…
“Google is rolling out 20-gigabit download speeds to the public by the end of the year. This is possible due to the company adopting Nokia’s 25G PON fiber technology that lets users get speeds faster than 10Gbps. Organizations such as the University of Missouri-Kansas City are already utilizing these speeds. But now, residential customers in participating areas can sign up for early access to the new speed…”
— by SlashGear.
Se não bastasse a sub-utilização das conexões de 100 Mbps, ainda temos que lidar com as limitações dos roteadores domésticos que geralmente são fornecidos pelas empresas de telecomunicações, os quais muitos são compatíveis apenas com os padrões mais lentos (como o N) ou incapazes de entregar uma boa performance para todos os cômodos de uma residência (como o AC). Já para conexões de 1 Gbps, torna-se fundamental dispor de um roteador doméstico mais poderoso, capaz não só de sustentar o alto tráfego de dados para as redes sem-fio, como também suportar um bom número de dispositivos conectados simultaneamente!
Então, o que pesar de uma conexão com incríveis 20 Gbps? Eis, a proposta do Google Fiber, que por sua vez está lançando novos planos com suporte para toda esta velocidade! Para isto, a empresa irá utilizar a tecnologia de fibra PON 25G da Nokia, que por sua vez é capaz de entregar +10 Gbps de taxa de transferência, algo que até então era complicado em vista das próprias limitações dos padrões atuais de transmissão por fibra óptica. Tais avanços passaram a acontecer, após a introdução do GFiber Labs, um hub dedicado para aumentar a velocidade da Internet residencial, por meio de testes e inovações da empresa.
Impressionados? Pois preparem-se: a empresa pretende entregar em um futuro não muito distante, conexões com velocidades de 100+ Gbps! Para se ter uma idéia do volume de dados em questão, somente os roteadores domésticos com suporte para novíssimo padrão Wi-Fi 7 (que nem sequer foi homologado e muito menos chegou ao mercado) poderão prover conectividade de rede sem-fio suficiente para sustentar todo o tráfego de dados gerado pela conexão de “apenas” 20 Gbps. Assim que estes dispositivos chegarem ao mercado, somente eles serão capazes de oferecer uma taxa de vazão de dados de até 46 Gbps e assim, sustentar a conexão em questão.
E houve uma época, que estava me virando com um plano 3G de 256 Kbps… &;-D