Gerenciador de conteúdo WordPress 6.4 (codinome “Shirley”) é lançado!

Ontem, ao realizar as postagens habituais para este modesto site, me deparei com uma atualização pendente para o WordPress. Ela “aparece” tempos em tempos e como estou acostumado a fazê-las direto no “piloto automático”, nem sequer me lembro qual foi a última vez que a realizei! Embora faça o uso deste incrível CMS (Content Management System), geralmente não publico muitas novidades em relação a esta plataforma (exceto se estas novidades sejam realmente interessantes), concentrando-me mais em assuntos que possuo um maior domínio (pois apesar de conhecer e já ter feito o uso do HTML & CSS, não sou um desenvolvedor WEB)…

“Say hello to WordPress 6.4 “Shirley,” named after the iconic jazz artist Shirley Horn. Her distinctive voice and extraordinary connection to the piano established her as one of the leading jazz musicians of her generation. Horn’s journey from the Washington D.C. jazz scene to the international stage is a testament to her dedication and perseverance. Her influence reached far beyond the confines of traditional jazz, breaking boundaries and inspiring audiences worldwide.”

— by WordPress News.

Mas para a edição 6.4, não pude deixar de notar a homenagem para a cantora de jazz Shirley Horn! Segundo a Wikipédia, esta grande “diva do jazz” se destacou por colaborar com grandes nomes da música do seu tempo, além de ser bastante conhecida por sua “habilidade de se auto-acompanhar com independência” e “habilidade quase incomparável no piano, enquanto cantava”, além de uma voz “rica e exuberante, um contralto esfumaçado”, conquistando assim muitos fãs e adeptos do jazz e da boa música em geral. Embora não seja muito fã deste estilo de música, ainda assim vou dar uma conferida. Se vou gostar (ou não), “são outro 500”

Mas voltando ao WordPress, a nova versão se destaca por uma série de inovações e melhorias, como a apresentação de (mais) um novo tema padrão batizado de “Twenty Twenty-Four” (2024). Classificado como “multifacetado”, ele foi cuidadosamente elaborado para atender a três casos de uso distintos, de escritores e artistas a empreendedores! Segundo o próprio WordPress, a notável flexibilidade do novo tema garante um ajuste ideal para praticamente qualquer tipo de site. Inclusive, até se encontra disponível, uma demonstração para conferir o seu funcionamento. Como gosto muito de templates simples e compactos, também vou dar uma olhada.

Dentre as demais novidades, destacam-se as melhorias para tornar todo o processo de criação e publicação de conteúdo mais tranquila, como a adição de novos atalhos no teclado, a mesclagem de lista inteligentes, o controle aprimorado das configurações de links e integração geral dos recursos já oferecidos pelo CMS. Os blocos de navegação terão mais ferramentas de design, possibilitando adicionar elementos sem ter que escrever linhas de código, além de poder renomar grupos de blocos, para uma melhor organização. Por fim, poderemos até mesmo exportar as definições relacionadas ao site, gerando um arquivo JSON para a futura reutilização.

Isto, sem contar as 1.150 melhorias e correções para a sua estabilidade… &;-D