Você sabe a diferença entre o administrador e o engenheiro de redes?

Um dos aspectos mais interessantes em relação a TI, está no fato dela não só estar dividida em várias áreas e/ou segmentos, como também estas apresentarem as suas sub-divisões! Além de existir as tradicionais classificações como Suporte Técnico, Infraestrutura de Redes, Desenvolvimento, Banco de dados e Gestão de TI, também temos as diferentes formações acadêmicas e especializações, designadas para cada perfil profissional de TI. Para variar, muitos destes profissionais acabam se tornando aptos a atuarem até mesmo em diferentes carreiras…

“Network engineers and network administrators share many commonalities. They are so similar that in smaller organizations, one individual may perform the functions of both job roles. However, the two job titles imply slight differences, primarily related to the level of experience an IT professional has.”

— by CompTIA Blog.

Jessalynne Madden (escritora freelancer da CompTIA Blog) publicou um comparativo entre as carreiras de administração de redes e engenharia de redes, as quais compartilham vários pontos em comum, o que acaba gerando confusão (e discórdia) quanto aos seus deveres e responsabilidades! No geral, os administradores são profissionais que realizam diversas atividades que vão desde a instalação, passando pela configuração, gerenciamento e manutenção, entre outras tarefas pertinentes. Já os engenheiros, estes são especializados em projetar e implantar as redes, além de (também) realizar o gerenciamento, a manutenção e o suporte.

Estes profissionais também são incubidos de tarefas que em geral, deveriam ser designadas para outras especializações, como é o caso dos analistas de suporte e de segurança! No geral, os administradores tendem a ser mais “operacionais”, ao passo que os engenheiros mais “gerenciais” e por isto, estas especializações exigem diferentes competências e habilidades, embora tenham formações acadêmicas e experiências parecidas sob muitos aspectos. Não raro, ambos iniciam as suas carreiras em uma mesma trilha e a partir de um determinado momento, tomam caminhos distintos em direção para as suas respectivas especializações.

A CompTIA oferece um leque de certificações que promovem a capacitação e o reconhecimento das competências e habilidades que estes profissionais deverão ter, destacando-se a badalada CompTIA Network+. Através dela (e dos cursos e treinamentos oferecidos com base em seus requisitos), os candidatos irão aprender sobre os fundamentos das redes de computadores, além de aspectos relacionados a segurança, a implementação, a operação e a resolução de problemas. Ela cobre uma série de aspectos que vão desde o entendimento geral a gestão da infraestrutura, passando pelos tópicos já mencionados.

Aqui no Brasil, o profissional de TI acaba “fazendo de tudo, um pouco”… &;-D