Há muitos anos, os IGPs da Intel eram protagonistas de inúmeras piadas e gozações, em vista do baixo desempenho gráfico alcançado por estas unidades. De tão ruins, eles eram considerados praticamente inúteis para rodar os jogos modernos, mesmo utilizando baixas resoluções e qualidade gráfica. No máximo, era possível rodar apenas jogos lançados há mais de 5 anos, que por sua vez deixavam a desejar com os seus gráficos obsoletos e outras limitações técnicas…
“The 128 EU iGPU scores 27,249 points in Geekbench’s OpenCL test. That is on par with the AMD Radeon 780M iGPU (28,208 average) found on some high-end Ryzen 7000 series chips, such as the Asus ROG Zephyrus G14 (US$1,089 on Amazon) and slightly behind the 10-core Apple M2 (27,900 average). Generation-over-generation gains stand at an impressive ~60% when compared to the 96 EU iGPU (16,688) found on Raptor Lake processors.”
— by NotebookCheck.
Mas a partir da 11a. arquitetura de processadores (Rocket Lake), o cenário começou a mudar: a empresa lançou uma nova arquitetura gráfica chamada Iris Xe, que por sua vez trouxe um grande aumento de performance para os IGPs que equipavam os seus novos processadores! Embora estas novas unidades gráficas ainda não fossem capaz de rivalizar os IGPs da AMD, elas também não deixavam a desejar e em muitos comparativos, até se equiparavam em termos de desempenho. E a empresa já havia comunicado em diversas oportunidades que este era apenas o começo, já que há tempos ela investia em sua divisão gráfica.
E pelo visto, parece estes novos tempos chegaram: o novo Intel Core Ultra 7 155H, processador da 14a. geração (Meteor Lake) que será lançado ainda este ano (2023), terá um IGP baseado na renovada arquitetura Iris Xe e contará com 128 unidades de execução (EUs), tornando-o capaz de concorrer de igual para igual com as modernas soluções gráficas da AMD. Para se ter uma idéia do seu poder computacional, um vazamento sugere que ele pode até alcançar a GPU discreta AMD Radeon 780M (baseada na arquitetura gráfica RDNA3) e o IGP do Apple M2!
O Geekbench (benchmark para CPUs e GPUs) registrou que ele conquistou 27.249 pontos no teste OpenCL, ao passo que os demais concorrentes obtiveram as pontuações médias de 28.208 (AMD) e 27.900 (Apple). Em comparação com o IGP Intel Iris Xe de 96 EUs, o ganho de desempenho é algo em torno de 60%, já que esta unidade gráfica conquistou apenas 16.688 pontos! Estas informações foram obtidas a partir do portátil Prestige 16 AI Evo (fabricado pela MSI), que por sua vez é equipado com o novo processador em questão, além de com 16 GB de RAM. Ele foi visto em uma exibição feita na Computex, no início deste ano (2023).
Mas não se iludam: só saberemos mesmo quando ele rodar os jogos modernos! &;-D