Comprei o mini PC Orange Pi 3 Zero! E agora, o que eu faço com ele?

Há tempos, desejava contar com um bom micro-PC “estilo Raspberry”, com todos os componentes eletrônicos integrados em uma plaquinha eletrônica, dotada de um SoC ARM. De início, o meu maior interesse era adquirir o Raspberry Pi 5, não só por se tratar de ser a marca que popularizou este formato, como também em vista da grande quantidade de acessórios e sistemas operacionais compatíveis. Embora, as suas especificações técnicas tenham me deixado bem satisfeito, infelizmente esta plaquinha deixou de ser acessível e por isto, desisti da sua compra…

Mas não do projeto: resolvi dar mais uma chance para as plaquinhas produzidas pela da Orange Pi que na minha opinião, também oferece uma boa variedade de produtos. Sim, já havia comprado uma delas há alguns anos, mas infelizmente a placa veio com defeito e em vista das dificuldades que a loja impôs para trocar o produto, acabei deixando-a de lado. Tempos depois, descobri por acaso que a AliExpress também vende essas plaquinhas a preços bem mais acessíveis, se comparado com as lojas nacionais que conhecemos. Embora não confie muito nas lojas que vendem produtos “made in China”, resolvi arriscar e fiz a encomenda!

O modelo escolhido foi o Orange Pi 3 Zero, que apesar de ser uma plaquinha mais modesta que as demais disponíveis no mercado, possui um SoC ARM dotado de uma CPU com 4 núcleos Cortex-A53, que por sua vez oferece poder computacional suficiente, para rodar um sistema operacional baseado em GNU/Linux em modo texto. Além disso, o seu hardware também possui todos os recursos computacionais essenciais: 1 GB de memória RAM (LPDDR4); conexões de redes Gigabit Ethernet, Wi-Fi 5 e Bluetooth 5; 2x portas USBs (tipos A C) e 1 porta micro-HDMI.

Por suportar um sistema universal como o Debian, pretendo criar um servidor completo e funcional, o qual irá oferecer um grande leque de serviços de redes (DHCP, DNS, LDAP, e-mail, SMB, WEB, proxy, etc), além de implementar os recursos necessários para que tornem o dispositivo apto a realizar funções diversas, como ponto de acesso, roteamento de pacotes e até mesmo um simples firewall. Resumindo: a plaquinha se tornará uma cobaia perfeita para diversos experimentos e textos, incluindo muitos laboratórios de redes e cibersegurança!

Por se tratar de uma compra internacional, vou ter que esperar por um bom tempo até o produto chegar, pois embora o site tenha dado uma previsão de entrega ainda para este mês (não tenho muita convicção de que vá realmente chegar dentro do prazo estipulado). Mesmo assim, confesso que estou muito ansioso para ter em mãos o novo “brinquedinho”, pois além de ter uma bela oportunidade para exercitar a imaginação e a criatividade (pois existem um monte de projetos que podemos construir com ele), de quebra ainda estarei explorando as possibilidades que o GNU/Linux (meu sistema operacional preferido) pode oferecer!

E quem sabe, investir até mesmo em uma opção mais “parruda”? &;-D