Embora não seja um usuário regular do Blender, ele faz parte de um grupo seleto de softwares que considero especiais, para os linuxers que decidiram usar as suas distribuições preferidas com ambientes desktops. Voltado para a produção de imagens e cenários tridimensionais, ele é bastante empregado para a criação de filmes, videogames, animações, efeitos visuais e simulações diversas, entre outros usos. Tão bom, que muitos profissionais da indústria estão preferindo utilizá-lo, ao invés de contar com as (caras) opções proprietárias…
“Between 18 and 21 November 2023, the blender.org website was affected by a DDoS attack, executed by a botnet with hundreds of IP addresses sending over 300 million malicious request, at a peak rate of 85 thousand rps (request per second). The website was intermittently available for a few days until going offline on November 21. The issue was resolved by moving behind a dedicated DDos mitigation service, and the attack stopped at the end of the day…”
— by Blender News.
Mas infelizmente, o site oficial do projeto se tornou alvo de um ataque de negação de serviço! A equipe do projeto confirmou que as interrupções que o site vêm sofrendo nestes últimos dias, foram causados por ataques DDoS contínuos que tiveram início neste último sábado (18/nov). Já os servidores que hospedam o serviço, estes caíram devido a sobrecarga, o que impossibilitou o processamento de solicitações legítimas de conexão, além de causar graves interrupções em suas operações. Para amenizar o problema, o site foi migrado para o CloudFlare.
Um detalhe interessante é que o domínio “blender.org” ainda pode estar fora dor ar por questões técnicas e no entanto, o outro domínio “www.blender.org” funciona sem problemas! Para variar, seções que hospedam o código-fonte do Blender, bem como os documentos do desenvolvedor, portal de downloads e outros conteúdos, também não se encontram disponíveis. Por fim, os feladapultas cibercriminosos que foram responsáveis pelos ataques não se manifestaram e as suas motivações, ainda são desconhecidos (até o presente momento).
Caso estes ataques voltem a ocorrer nos próximos dias, devemos lembrar que não é recomendável obter o software através de sites de terceiros, por se tratar de fontes que não são reconhecidas oficialmente pelos desenvolvedores do Blender (inclusive, tendo o risco de baixar pacotes contaminados por malwares). Porém, a excessão fica por conta da loja de aplicações oficial da Microsoft, bem como os repositórios de pacotes para as distribuições GNU/Linux, que em geral tendem a realizar inspeções e testes para garantir a integridade do software.
Eis, um evento que deixa um monte de perguntas no ar… &;-D