Quais são os problemas mais comuns que afetam os smartphones Android?

Embora seja um linuxer apaixonado pelo Software Livre e um grande admirador do ecossistema que se formou em torno dele, confesso não sou muito fã do sistema operacional Android. A sua performance e usabilidade deixou a desejar na grande parte dos dispositivos que experimentei, apesar de reconhecer que as personalizações de terceiros foram as grandes responsáveis pelas experiências ruins. Ainda assim, o sistema poderia melhorar em muitos aspectos…

“Mobile operating systems, in general, are a lot more stable than they were 10 years ago. Back then, any manner of things could happen, and the fixes would take forever to implement – especially for Android owners. Fortunately, these days, Android has things like Project Mainline to send updates more consistently, and many manufacturers have improved their update timelines. As such, most major issues are typically fixed relatively quickly, at least if you own a phone from Samsung or Google where updates come much more quickly than they used to.”

— by SlashGear.

Apesar de ter evoluído bastante ao longo dos anos, o Android ainda deixa a desejar em alguns aspectos relacionados a estabilidade e boa performance, por se tratar de um sistema concebido para uma enorme variedade de aparelhos, o que tornam as otimizações mais complexas de serem realizadas. Quanto aos principais problemas, bem: Joe Hindi (editor do SlashGear) preparou uma interessante lista dos problemas mais comuns que afetam os aparelhos que possuem o sistema operacional Android, além das instruções necessárias para resolvê-los!

Eis, uma lista resumida dos 12 problemas mais comuns:

  1. Consumo excessivo de bateria;
  2. O telefone fica lento ou congela muito;
  3. Problemas de conectividade;
  4. As mensagens de texto não estão sendo enviadas;
  5. Superaquecimento;
  6. Falhas por causa do pouco armazenamento;
  7. Falhas consistentes no aplicativo;
  8. Falhas de funcionamento do Google Play Store;
  9. O telefone não carrega ou carrega lentamente;
  10. O telefone pode conter malware;
  11. Os aplicativos não sincronizam ou não sincronizam totalmente;
  12. PIN ou senha esquecida.

À excessão do último tópico (que na prática, é culpa exclusiva do usuário), os demais problemas poderiam ser contornados de maneira mais inteligente, se os desenvolvedores promovessem um controle mais rígido para o uso do sistema nos aparelhos. Por exemplo, uma prévia verificação dos recursos computacionais oferecidos pelo aparelho (benchmark) certamente ajudaria bastante na prevenção destes problemas, pois já lidei com aparelhos que nem sequer tinham capacidade de processamento para rodar o sistema ou espaço livre para receber as atualizações. Mas no geral, isto é culpa dos fabricantes de aparelhos!

Até hoje, os únicos bons smartphones Android que usei foram da Motorola… &;-D