Em geral, muitas informações trazidas ao público através de vazamentos (ou “descobertas”) não podem ser vistas como corretas ou precisas, pois além de não serem provenientes de fontes seguras e confiáveis, ainda temos que considerar a possibilidade delas serem veiculadas de forma sensacionalista, com o objetivo de “vender”! Mas por outro, certos vazamentos são tão bem contextualizados e verossímeis, que não dá para ignorá-los sem uma análise mais profunda…
“The first AMD Zen 6 leaks are here. Succeeding Zen 5 in 2025-26, these chips will focus on modularity, I/O, and core density. These early details come from “Moore’s Law is Dead,” who has proved quite reliable with previous data. First things first. We expect the first Zen 5 SKUs to land in the second quarter of 2024, followed by the Zen 5c variants later that year. Today’s data primarily deals with the Zen 6 Epyc lineup, specifically the SP7 and SP8 Venice CPUs.”
— by Hardware Times.
Este é o caso da futura arquitetura de processadores x86 ARM Zen 6, divulgado pelo canal do Youtube Moore’s Law Is Dead! Segundo a fonte em questão, os novos processadores baseados no AMD Zen 6 serão focados na modularidade e utilizarão vários dies e clusters para a montagem de novas unidades computacionais funcionais, além de entregarem as conexões de entrada e saída (I/O), bem como uma incrível densidade de CPUs (que por sua vez, poderá chegar a até 256 núcleos). E olha que estamos falando da arquitetura que será a sucessora do AMD Zen 5, que por sua vez nem sequer estreou no mercado!
A linha de unidades voltadas para servidores (especialmente as CPUs Venice SP7 e SP8) utilizarão clusters dotados de 32 núcleos e vários IODs (chips que possuem todos os componentes eletrônicos, exceto as CPUs e as memórias cache). Por isto, as linhas de entrada também irão adotar um design modular, embora possuam apenas um único chip CD, IOD e NCDs (Network Computing Die). Além disso, estas unidades resultantes apresentariam 4 canais para o acesso a memória RAM DDR5-6400 e 48 canais de comunicação para o barramento PCI-Express (32 PCIe Gen 5 e 16 PCIe Gen 6). E não precisa ser um gênio para saber que as demais unidades oferecidas pela empresa, terão mais chips para a sua composição (embora excluam os chips NCD)!
No entanto, as especificações daquela que será a sua principal unidade carro-chefe, são para lá de impressionantes: com até 8 CCDs Zen 6 (totalizando 256 núcleos), ela também terá 16 canais de memória RAM e 192 canais de barramento PCI-Express, além de poder ser customizado para adotar outros chips (AI, NCD ou FPGA), de acordo com as necessidades de sua clientela. No geral, estes chips irã utilizar tanto as litografias de 2nm (para os CCDs) e 4nm (para os demais chips). Por fim, há suspeitas de que as CPUs sejam baseadas na arquitetura Zen 6c (que possuem menos memória cache que as CPUs Zen 6 tradicionais).
Como diria um certo ex-jogador de futebol: “esse, nem cavalo aguenta”! &;-D