Falhar em um exame de certificação (CompTIA) não significa que você…

… seja um fracassado! Ainda assim, não deixa de ser uma situação desagradável, além de um belo “balde de água fria” para os nossos ânimos. Sim, eu também já fiquei reprovado em alguns exames de certificação, embora na maioria das vezes por diferenças de pontos muito pequenas. Por outro lado, também já tive aprovações “de raspão”, como foi o caso das duas mais recentes conquistas: a CompTIA Security e a AWS Certified Solutions Architect Associate

“Failing Your CompTIA Exam Is OKIt Happens to Everyone!Passing a CompTIA certification exam on the first try is no small feat. CompTIA exams are challenging, and that’s precisely why hiring managers seek IT employees who hold CompTIA certifications. They know IT pros with these credentials are equipped to do the job they are applying to. While the difficulty of the certification exams can be intimidating, it should reassure candidates of the weight CompTIA credentials carry in the IT industry.”

— by CompTIA Blog.

Jessalynne Madden (escritora do CompTIA Blog) fez uma bela publicação sobre o tema, além de abordar diversos aspectos como as dificuldades técnicas para passar no exame, bem como a necessidade de realizar uma boa preparação! No primeiro caso, estas ocorrências não só são bastante comuns, como também acabam surpreendendo muitos candidatos que buscam até mesmo as certificações de entrada, as quais são errôneamente vistas como “fáceis”, além do impacto psicológico causado pela contagem do tempo para fazer o exame. Já no segundo caso, muitos candidatos subestimam a necessidade de uma boa preparação, por já terem formações acadêmicas e experiências correlacionadas à certificação desejada.

Por isto, para minimizar os índices de reprovação e manter a saúde mental (e o bom humor) em dia, é recomendável utilizar os recursos oficiais oferecidos pelas organizações que promovem as certificações. No caso da CompTIA, entra em cena a CertMaster, a sua plataforma de treinamento online oficial que além de entregar os conteúdos necessários, também oferece laboratórios práticos, simulados de exames e até mesmo cursos especiais para a renovação automática das certificações obtidas, desde que estes sejam feitos dentro do prazo de validade da certificação. Se por um lado, a utilização dos recursos oficiais vão exigir um certo investimento financeiro, por outro irá nos poupar muitos aborrecimentos!

Geralmente, a primeira coisa que faço é adquirir a literatura oficial e com base nela, realizar os primeiros estudos sobre os tópicos referentes a certificação desejada. A seguir, faço um alinhamento geral em relação aos tópicos em questão e com base nestas observações, complemento o treinamento através da execução de laboratórios e atividades diversas, reforçando os conhecimentos necessários sobre determinados assuntos que porventura não tenha tanto domínio. Por fim, faço breves simulados e com base neles, decidir se estou pronto ou não para me submeter aos exames.

Até que na maioria das vezes, me saio bem. Já em outras oportunidades… &;-D