Eis, um acessório que na grande maioria das vezes, é escolhido apenas pela sua beleza, sofisticação e apelo visual, além do conforto que eles proporcionam para o manuseio dos smartphones! Alguns usuários até fazem as suas escolhas, com o objetivo de proteger o dispositivo contra quedas e arranhões e mesmo assim, acabam optando por produtos que em muitos casos, são inapropriados para diversos cenários. Eis, a questão: saber qual seria o melhor tipo de capinha para o smartphone…
“Only a few things are as frustrating as a phone with a shattered screen or a broken back panel, which is why it’s extremely crucial to pick the right phone case. Deciding the type of case to protect your new Android phone or an iPhone is only half the battle, as the longevity of that particular case depends on various other factors including the material used. That’s right, not all phone cases are made equal, and the overall durability depends primarily on the material used for it…”
— by XDA Developers.
Karthik Iyer (escritor do portal XDA Developers) publicou um belo artigo sobre o assunto, destacando os principais materiais utilizados para a confecção das badaladas capinhas para smartphones, sejam eles um dispositivo Android ou um autêntico iPhone. Como já havia dito, as preocupações iniciais são relacionadas a proteção e a durabilidade do aparelhos, o que impactam profundamente na escolha ideal. Seja de plástico, de silicone, de borracha, de couro ou de madeira, todos eles apresentam as suas vantagens e desvantagens!
A começar pelas opções mais baratas como os de plásticos e suas variantes, como os TPUs (poliuretano termoplástico) e os PCs (policarbonato). Em geral eles deixam a desejar na sua qualidade de construção e durabilidade (de acordo com o tipo), embora tendem a proteger bem o aparelho. Já os de silicone (apesar destes serem mais acessíveis), deixam a desejar também na durabilidade, além de ganhar uma coloração indesejada com o passar do tempo e para variar, acumular muita sujeira e detritos em vista da sua flexibilidade. Por fim, ambos nem sempre oferecem uma boa pegada e tendem a escorregar das mãos.
Quanto as opções de borracha (não tão acessíveis), estes promovem uma maior proteção contra eventos indesejados como quedas e impactos, além de uma melhor pegada. Por isto, muitas capinhas são confeccionadas com uma combinação de plásticos e borrachas, para tirar proveito das características de ambos, tendo o plástico a tarefa de garantir uma maior durabilidade e baixo custo, ao passo que a borracha terá a missão de absorver melhor os impactos, ao mesmo tempo em que confere uma boa pegada. Ainda assim, este material não é tão durável quanto o silicone, também sendo suscetíveis a degradação como o silicone.
Por fim, temos as opções de couro e madeira, que apesar de serem mais caros, entregam um melhor visual e estética. No entanto, não são tão duráveis e nem promovem uma proteção tão boa, quanto as capinhas que adotam plásticos melhor qualidade (TPU ou PC). Em geral, a madeira tende a se rachar com uma certa frequência, ao passo que o couro requer um maior cuidado no manuseio, para garantir a sua durabilidade. Mas em termos de beleza e visual, eles são imbatíveis e por isto, bastante cobiçados por usuários de smartphones?
Minha escolha? Vou de borracha, pois quero proteção acima de tudo! &;-D