… um bom dispositivo high-end, dotado de excelentes especificações técnicas e um design que me agradou bastante (apesar de não ser muito diferente dos demais aparelhos Android, disponíveis no mercado), o FairPhone 5 me encantou devido a uma série de qualidades bem interessantes, tornando-o definitivamente um produto bem diferenciado! Em destaque, o suporte para as atualizações do sistema operacional Android (só isto já me deixou bastante empolgado)…
Conforme o anúncio oficial da empresa, o FairPhone 5 se posiciona no mercado como um smartphone “socialmente correto”, por ser um aparelho que se destaca em virtude do seu alto grau de reparabilidade, possibilitando até mesmo o próprio usuário substituir os seus componentes internos, caso estes apresentem defeitos ou tenham sido danificados. Além de possibilitar a redução do lixo eletrônico, ele também se destaca por utilizar materiais reciclados, em sua construção!
Além disso, o fabricante promete manter o aparelho atualizado por até 7 anos, já que as CPUs e GPUs que equipam o seu SoC oferecem uma excelente performance geral, capazes de sustentar os requisitos de processamento para as futuras versões do Android. Para se ter uma idéia do suporte para a atualização estendida, estima-se que em sua vida útil, o aparelho irá rodar pelo menos 5 versões diferentes deste sistema operacional! Chupa, Apple!
E falando no seu poder de processamento, eis o Qualcomm QCM6490! Este SoC é baseado no design big.LITTE, utilizando 4 núcleos Kyro Gold (alta performance, no qual três rodam a 2.4 GHz e um quarto roda a 2.7 GHz) e 4 núcleos Kyro Silver (máxima eficiência, rodando a “apenas” 1.9 GHz), além de contar com uma GPU Adreno 643L. Já para suportar as aplicações que utilizam a Inteligência Artificial, também há uma unidade designada exclusivamente para isto: a Hexagon 770. Por fim, até mesmo uma unidade para decodificação de vídeo está disponível.
Entre outras características, funcionalidades e recursos oferecidos…
Embora o seu valor final não seja algo bem atrativo (€ 699.00), na prática ele irá entregar uma excelente relação custo vs benefício, pois além da incrível facilidade de manutenção, ele também possui uma bela garantia de 5 anos (desde que seja comprovado que o aparelho foi bem usado durante este período, diga-se de passagem)! Tão bom, que até ignoro o fato dele dispor de uma tela grande, pois geralmente prefiro dispositivos compactos e acessíveis.
Uma pena, que já fiz a encomenda do iPhone 12 “padrão”… &;-D