Ubuntu Desktop 24.04: o que esperar da próxima edição do Ubuntu?

Diferente das demais edições tradicionais da distribuição, as edições LTS (Long-Term Support) são designadas para o uso corporativo, a qual terá atualizações regulares por um longo período de tempo (5 anos), além de oferecer uma pilha de software mais estável e segura, embora sem grandes novidades e/ou inovações tecnológicas. Mas no caso do Ubuntu 24.04 LTS, ela não só terá uma série de melhorias programadas, como também terá um suporte mais prolongado (10 anos), caso a empresa ou os usuários decidam pagar pela subscrição Ubuntu PRO

“Greetings! In this post I share highlights from the Desktop team’s roadmap for Ubuntu 24.04 LTS. It’s important to remember that plans change and misses do and will happen. If you would like some insight into our guiding values when constructing the roadmap check out the Desktop’s core values 13. Okay, let’s jump in!”

— by Ubuntu Discourse.

Tim Holmes-Mitra (através do canal Ubuntu Discourse) compartilhou as principais novidades em relação ao roadmap daquele que será a futura edição Desktop LTS do da distribuição GNU/Linux mais utilizada do planeta, sob o nome de código “Noble Numbat”! Ele destaca que além de implementar a sua visão para o provisionamento de um desktop de produtividade, o sistema estará pronto para o suporte aos serviços WEB & telemetria, possibilitando a sua gestão através de plataformas designadas para a orquestração e provisionamento, como é o caso do Juju.

Em relação ao ambiente desktop, o futuro GNOME 46 já está recebendo bastante colaborações por parte da equipe do Ubuntu, com o objetivo de deixá-lo pronto para a edição LTS de 2024. Embora não tenham sido divulgadas muitas informações sobre o assunto, as discussões já estão girando em torno do fim do suporte para o subsistema gráfico X11, em prol do moderno Wayland. Dentre as melhorias que serão promovidas, estão o refinamento do reconhecimento de atualização instantânea, para as aplicações com dependências quebradas e a criação de snaps de produtividade direcionadas para serviços como o Google Workspace e o Office 365.

Falando em aplicações, as atenções também serão voltadas para aquelas locais que estão sendo migradas para a biblioteca GTK4, com o objetivo de não só tirar proveito dos novos recursos e funcionalidades, destacando-se o Flutter. Para aqueles que não o conhecem, este é um kit de código-aberto desenvolvido pelo Google, para a construção de interfaces gráficas para as aplicações que irão rodar em sistemas como o Android, o iOS, o Fuchsia ou qualquer outro que possa tirar proveito dela. Inclusive, a reformulação do repositório de pacotes e as atualizações de dependências estão sendo feitas, para serem mais consistentes.

Por fim, a segurança também recebeu uma atenção especial, com destaque para uma aplicação designada para gerenciar todos os recursos de segurança existentes, facilitando bastante a vida dos usuários que não possuem tantas habilidades para realizar o gerenciamento manual: eis, o Security Center! Para ele, estão sendo feitas melhorias para as soluções designadas para a criptografia de disco e a habilitação de mecanismos para a solicitação de acesso a recursos provenientes de aplicações confinadas (snaps, containers, VMs, etc), além de concentrar a gestão das atualizações para uma seção específica na própria aplicação.

Preparados para experimentar o futuro Ubuntu Desktop 24.04 LTS? Então… &;-D