As melhores ferramentas para conferir se as GPUs “aguentam o tranco”!

Diferente das ferramentas de benchmark (que visam mensurar o poder computacional de um sistema ou unidade de processamento), as ferramentas de estresse tem como principal finalidade, verificar se os recursos testados possam funcionar de forma estável, sem instabilidades, travamentos e aquecimentos. Muito útil para os montadores de PCs desktops, que precisam averiguar se o projeto de hardware foi corretamente dimensionado e a montagem foi feita de forma adequada…

“Graphics Processing Units (GPUs) are the workhorses behind immersive gaming experiences and resource-intensive tasks. However, their performance can degrade over time. To ensure your GPU can handle the heat, it’s essential to put it through rigorous stress tests. Many GPU stress test tools are available for this. In this article, we’ll explore and explain the six best GPU stress test tools that are considered top-notch for evaluating your graphics powerhouse.”

— by PC Guide.

Mas, aplicar teste de estresse para GPUs? Confesso que não sabia que existiam! Maria Redillas (editora de conteúdos do portal PC Guide) publicou um belo artigo sobre o assunto, destacando as principais ferramentas de estresse disponíveis, para averiguar se as GPUs modernas de fato “aguentam o tranco”, nos momentos mais intensos da jogatina! Estas ferramentas não só serão úteis para os gamers que adoram explorar a capacidade máxima dos seus periféricos, como também para os criadores de conteúdos e outras categorias de usuários que façam o uso intensivo das placas gráficas para diversos propósitos.

Dentre os softwares escolhidos, estão o Unigine, FurMark, OCCT, 3DMark, MSI Kombustor e AIDA64. O Unigine é uma engine de jogo multiplataforma, o qual também possui testes de benchmark e estresse embutidos. Já o OCCT, o FurMark e o MSI Kombustor são de fato, ferramentas de estresse designadas especialmente para testar as GPUs. Já o 3DMark, esta é uma ferramenta que não só se destaca pelos testes de benchmark para aferir o desempenho das placas de vídeo, como também possui no pacote, testes de estresses. Por fim, o AIDA64 é uma ferramenta universal para inspeção e diagnóstico de sistemas computacionais, que por sua vez também possui recursos para testar as unidades gráficas do sistema.

Embora o artigo não aponte a principal ou melhor ferramenta para realizar testes de estresses nas GPUs, acredito que as ferramentas delineadas especificamente para este propósito sejam as mais indicadas, como é o caso do OCCT, do FurMark e do MSI Kombustor. No entanto, o 3DMark possui um grande peso em vista da sua reputação como excelente ferramenta de benchmark e por isto, não deve ser muito diferente quando se trata de testes de estresses (aliás, são duas categorias de testes que possuem bastante “afinidades”). Por fim, se eu tivesse que escolher uma delas, a minha opção seria o AIDA64, pois além desta suíte ser capaz de realizar os testes de estresse desejados para as GPUs, é uma solução bem mais completa por permitir executar diferentes processos no sistema!

Obviamente, deveremos contar com uma boa fonte de alimentação! Senão… &;-D