Em geral, os PCs desktops ultra-compactos são plataformas com limitados poderes computacionais, em vista do pouco espaço disponível para promover o resfriamento dos seus componentes internos. Por isto, eles utilizam componentes eletrônicos que na maioria das vezes são designados para portáteis, além das suas unidades de processamento terem TDPs que não passam da casa dos 30 Watts. Para variar, o seu tamanho diminuto também afeta bastante, a oferta de conexões disponíveis.
“Small form factor PC manufacturer Minisforum teased new details on an upcoming successor to the EM680, the aptly names EM780m which will be powered by AMD’s latest Ryzen 7 7840U Phoenix mobile CPU. Minisforum did not specify a release date, but it did confirm the new mini-pc will be arriving sometime in the very near future, with some reports claiming the machine will go on sale tomorrow. The Ryzen 7 7840U is AMD’s latest mobile processor…”
— by Hot Hardware.
Mas este, não parece ser o caso do EM780 o novo ultra-compacto da Minisforum: dotado de um gabinete minimalista baseado no formato NUC, o mini PC é equipado com um processador AMD Ryzen 7 7840, que apesar de possuir um TDP de apenas 28 Watts, roda com boa desenvoltura na velocidade de clock padrão de 3.3 GHz e é capaz de atingir até 5.1 GHz em modo turbo, além de oferecer 8 núcleos Zen 4 e 16 MB de memória cache! Já o seu IGP, esta é uma solução Radeon 780M, que por sua vez utiliza GPUs baseadas na arquitetura RDNA 3, o que certamente irá garantir um belo salto de performance, se comparado com as gerações de SoCs anteriores.
A unidade em questão utiliza uma litografia de 4nm (FinFET, da TSMC) e pode chegar a uma temperatura de até 100 °C. Esquentadinho, não? Porém, o mini PC adota uma solução de refrigeração ativa, a qual irá contar com ventoinhas para refrigerar tanto o SoC quanto a unidade de armazenamento, que por sua vez se baseia no formato NVMe M.2 2230. Por fim, ele também oferece várias conexões externas, destacando-se três portas USB 3.2 tipo A, duas portas USB 4 tipo C (com suporte para a saída de vídeo DisplayPort), além de uma saída de vídeo HDMI e um slot para cartão de memória micro-SD. Sem contar ainda o suporte para o Wi-Fi e o BlueTooth, já que não consta o suporte para as conexões de rede Ethernet (RJ-45).
No momento, não há uma data oficial de lançamento para o Minisforum EM780. Mas, a julgar pelo que aconteceu com os mini PCs das gerações anteriores (e muitos outros dispositivos já lançados pela empresa), certamente não vai demorar muito para encontrarmos estas “belezinhas” nas principais lojas onlines. E como teremos produtos dotados de configurações “variadas” (de 16 a 32 GB de memória RAM LPDDR5, além de unidades de armazenamento com até 2 TB), seus respectivos valores também deverão variar de “tácaro” para “os olhos da cara”.
Sem dúvida, me encantei por eles! Mas, sem uma interface Ethernet.. &;-D