Numa época em que as distribuições GNU/Linux tinham poucas aplicações nativas disponíveis para o usuário final, o WINE teve uma importância fundamental, ao possibilitar a execução de aplicações do Windows nestes sistemas! Diferente dos tradicionais emuladores (que visam criar um ambiente virtualizado para executar a aplicação em questão), o WINE realiza um processo de tradução das chamadas de APIs do Windows, possibilitando executá-las sem maiores perdas de performance, além de uma melhor integração com o sistema hospedeiro…
“A new release of Wine 9.0 is now available with key improvements. Wine 9.0 has hit the shelves, marking a significant milestone in bridging the gap between Windows and Unix environments. This release includes over 7,000 individual changes made over a year of development. With many new features and improvements, this latest version promises to elevate your experience and extend compatibility across various platforms. Let’s briefly round up the new release.”
— by DebugPoint.
Anos depois, mesmo com o amadurecimento deste ecossistema formado em torno do Software Livre, o WINE continua sendo fundamental para diversos projetos, como é o caso do sistema operacional Valve SteamOS (feito para o console SteamDeck) e o Proton (baseado no WINE), a sua camada de compatibilidade que visa rodar os jogos do Windows no Linux. Por isto, as inovações trazidas a cada nova versão afetam profundamente os projetos envolvidos, como é o caso do WINE 9.0. Se não bastassem as inúmeras novidades, elas também promovem um certo impacto…
Em destaque, a introdução do modo WoW64 (que visa rodar aplicações Windows de 32 bits, em sistemas designados para rodar em sistemas que suportam exclusivamente 64 bits), a adição do suporte experimental para os drivers Wayland (com ênfase ao gerenciamento de janelas, ao uso de múltiplos monitores, a escala de alto DPI e ao suporte para a API gráfica Vulkan), o suporte para a arquitetura ARM64, e as diversas melhorias proporcionadas para a API do DirectX e seus componentes. Envolvido nas melhorias de diversos aspectos relacionados ao WINE, os drivers Vulkan irão suportar por padrão, as definições previstas pela versão 1.3.272.
A partir de agora, o WINE irá adotar o Windows 10 como sistema operacional de referência, para a implementação de novos recursos, bem como o suporte aos recursos de segurança voltados para a gestão da memória RAM como o ASRL (Address Space Layout Randomization) e o LFH (Low-Fragmentation Heap). Por fim, os desenvolvedores também irão apreciar as atualizações voltadas para a engine do Mono, bem como o Wine Debugger aprimorado e a remoção da biblioteca obsoleta libwine.so, além da atualização de diversas outras bibiliotecas.
Até então, considerava o WINE um projeto em decadência, em vista das grandes transformações que a computação pessoal passou por estes últimos anos. Muitas aplicações e serviços migraram para a WEB (o que torna indiferente, o sistema operacional em uso), além da maior diversidade de dispositivos e seus sistemas operacionais (tablets, smartphones, wearables, etc). Embora ainda continue sendo popular, o Windows já não é mais aquele sistema “dominante” como foi em outros tempos, tendo que se adaptar para continuar relevante no cenário atual.
E se desejarem mais informações (ainda), consultem o seu changelog! &;-D