Muitas vezes, os testes de performance feitos para conferir o desempenho de diferentes SoCs, acabam sendo afetados pelos aparelhos em que eles se encontram disponíveis, em vista da sua qualidade de construção, do seu sistema de resfriamento e dos recursos adicionais oferecidos pelos dispositivos de referência. Não raro, o mesmo SoC pode até mesmo apresentar pequenas diferenças de performance, se os testes forem feitos com aparelhos distintos…
“Samsung released the much-anticipated Galaxy S24 series recently, and along with that, the South Korean giant unveiled its in-house Exynos 2400 chipset. The standard Galaxy S24 and Galaxy S24+ are powered by the Exynos 2400 chipset in most regions whereas the highest-end Galaxy S24 Ultra features the Snapdragon 8 Gen 3 in all markets. To find the difference between the two chipsets, we compared the specifications of the Exynos 2400 and Snapdragon 8 Gen 3 recently…”
— by Beebom.
No entanto, existem dispositivos que utilizam diferentes SoCs, para atender as necessidades de diferentes mercados, como é o caso do Samsung Galaxy S24: os modelos S24 e S24+ utilizam o SoC Exynos 2400, ao passo que o modelo S24 Ultra utiliza o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, que por sua vez é considerado o mais poderoso do mercado. Então, utilizando plataformas relativamente similares (como é o caso dos modelos Plus e Ultra), seria possível realizar um comparativo mais “justo”? Foi justamente isto que Arjun Sha (editor do Beebom) fez!
Embora o SoC Exynos ainda não seja páreo para o poderoso Snapdragon, ao menos não deixou (tanto) a desejar: nos testes feitos pelo Geekbench, ele alcançou 2046 pontos no teste single-core e 6687 no teste multi-core. Já o SoC Snapdragon, ele alcançou 2228 e 6858 pontos nestes mesmos testes! Embora a diferença seja relativamente pequena, vale lembrar que o SoC da Samsung possui 10 CPUs, ao passo que o Soc da Qualcomm possui 8 CPUs. Já no AnTuTu, as diferenças proporcionais foram maiores, já que o Exynos alcançou “apenas” 1.781.862 pontos, ao passo que o Snapdragou superou a casa dos 2 milhões!
A seguir, a maior decepção (na minha opinião) foi o teste das GPUs: no 3DMark Wild Life, a GPU Xclipse 940 (que equipa o SoC Exynos) obteve uma pontuação de 4.304 com 25,78 FPS, ao passo que a GPU Adreno 750 (que equipa o SoC Snapdragon) alcançou a pontuação de 5.114 com 30,63 FPS e assim, com uma diferença de +/- 18%. Digo isto, porque a Samsung optou por utilizar a mesa arquitetura AMD RDNA, que equipa as placas de vídeo da empresa. Por fim, se não bastasse perder a disputa nos testes voltados para a IA (Geekbench ML), a sua NPU também mostrou resultados inconsistentes no teste feitos pelo AITuTu.
Não foi dessa vez, Samsung! Esta gigante empresa coreana há tempos vem investindo no desenvolvimento de SoCs poderosos, não só para rivalizar com os badalados SoCs Qualcomm Snapdragon, mas também para fazer frente aos poderosos SoCs Apple Bionic (série A), que por sua vez são desenvolvidos para os tablets, os smartphones e os reprodutores multimídia da empresa. Apesar dela não ter conseguido se posicionar como uma séria ameaça para estes concorrentes (ainda), ao menos temos que reconhecer os bons resultados conquistados até então.
Mas fica o aviso: se bobear, a MediaTek vai te deixar para trás… &;-D