… em Inteligência Artificial! Embora não seja muito fã ou adepto de processos automatizados (os quais tiram a liberdade dos usuários e não raro, tendem a deixá-los “burros”), tenho acompanhado (até com um certo entusiasmo), algumas investidas em relação a utilização de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial. Em geral, elas são designadas para facilitar a nossa vida, especialmente em relação a execução de tarefas massantes e repetitivas…
“Over the last few years, we’ve brought the latest machine learning and AI technologies into Chrome to make searching the web easier, safer and more accessible. We started with improving practical, everyday tasks, like helping you add real-time captions to videos, better detect malicious sites, manage permission prompts and generate the key points of a webpage. Starting with today’s release of Chrome (M121), we’re introducing experimental generative AI features to make it even easier and more efficient to browse – all while keeping your experience personalized to you.”
— by The Keyword.
Dentre as aplicações que estão se beneficiando cada vez mais da IA, estão os navegadores WEB, por se tratarem de softwares que acessam a gigantesca base de dados que é a Internet, além de serem utilizados pelos usuários para acessar os seus serviços preferidos e gerar conteúdos. Quanto a este último aspecto, o Google (através do seu blog The Keyword) está trazendo algumas novidades bem interessantes, relacionados ao seu navegador WEB Chrome: a inclusão de três novos recursos generativos experimentais, designados para tirar proveito da IA!
Em destaque, a possibilidade de organizar as guias (ou abas) do navegador WEB de maneira inteligente, através do Tab Organizer. Assim, o próprio Chrome irá sugerir e criar automaticamente grupos de guias com base nas suas guias abertas, o que pode ser particularmente útil, caso estivermos trabalhando em várias tarefas no Chrome ao mesmo tempo. Para acioná-lo, bastará apenas clicar com o botão direito do mouse em qualquer uma das guias e selecionar a opção “Organizar guias semelhantes” ou ainda, clicar na seta suspensa à esquerda de suas guia.
Outro recurso que já foi implementado no Android 14 e que está sendo trazido para o navegador WEB, é a criação de temas personalizados, tal como era feito nos smartphones para criar os papéis de paredes com base na IA generativa. Este por sua vez, podem ser gerados rapidamente com base no assunto, no humor, no estilo visual e na cor que você escolher, sem a necessidade de ter que lidar com um prompt de comando para descrevê-los. Inclusive, poderemos também personalizar o Chrome com fotos enviadas ou temas de coleções presentes na Chrome Web Store.
Por fim, o Chrome será dotado de novos recursos baseados em tencologia de IA, para auxiliar os usuários a escrever diversos tipos de textos, como uma avaliação bem escrita sobre um restaurante, uma confirmação de presença amigável para uma festa ou uma consulta formal sobre o aluguel de um apartamento. Bastará apenas digitar algumas palavras como rascunho, que a IA irá se encarregar de fazer o resto e produzir o texto desejado. Tudo isso com base no projeto Gemini.
Se continuar assim, quem sabe um dia nem precisaremos mais digitar… &;-D