Teremos em breve, redes Wi-Fi mais “sensíveis”? Eis, a promessa da…

… IEEE Standards Association! A partir do novo padrão 802.11bf, a associação irá conferir para as redes sem fio locais, a capacidade de detectarem as mudanças no ambiente próximo (usando sinais Wi-Fi e de radar) para captar movimento, reconhecer gestos com as mãos e até detectar alguém respirando por perto. Batizado de “sensor de Wi-Fi”, tal recurso será bastante útil para prover aplicações baseados em localização de alta precisão…

“Your Wi-Fi router could soon alert you about an intruder in your house, or notify you if it detects someone has had a fall – even through walls. A new Wi-Fi standard, known by its technical name of 802.11bf, or the layman’s term, Wi-Fi sensing, is able to detect changes in the nearby environment using Wi-Fi signals and radar to pick up motion, recognise hand gestures and even detect someone breathing nearby.”

TechCentral.

Em um mundo moderno, onde os dispositivos móveis (smartphones, tablets, vestíveis e até mesmo, portáteis) cada vez mais dependem das suas conexões para utilizarem uma gama enorme de recursos e serviços, não só a alta capacidade de tráfego e baixa latência de comunicação se tornaram fatores fundamentais, para as tecnologias de redes sem fio: além da segurança reforçada, elas precisam acompanhar a evolução tecnológica e oferecer recursos que possibilitam tirar proveito, das novas possibilidades de uso que vêm surgindo deste então! Dentre elas, está a nova capacidade de realizar a detecção física de objetos.

Através do “Wi-Fi sensível”, os roteadores poderão dispor de funcionalidades que certamente serão bastante úteis, como alertar os residentes sobre a existência de intrusos em seus lares ou notificá-los sobre a possível queda de um parente, além de possibilitar o rastreamento das atividades de uma pessoa, com base na sua posição (dentro da cobertura de sinal). Dependendo infraestrutura local, até mesmo uma imagem em 3D que a represente fielmente poderá ser criada, seja para o seu gerenciamento ou apenas para fins de design. No geral, várias aplicações em potencial já estão sendo cogitadas, com a adoção do novo padrão.

Embora um rascunho já tenha sido publicado há alguns anos (set/2020), o novo padrão 802.11bf ainda deverá ser ratificado e isto está previsto para acontecer já neste ano (2024), segundo Paul Colmer, membro do comitê executivo da Wireless Access Providers Association of South África (WAPA). Ele deverá operar na faixa de frequência de 60 GHz (que ainda deverá ser aprovada pelos órgãos reguladores sul-africanos, para o uso em redes sem fio), que por sua vez é conhecida por possibilitar altas taxas de velocidade para aplicações de detecção, mas apenas em intervalos curtos (dadas as altas frequências utilizadas).

Definitivamente, 2024 será o ano do Wi-Fi 7! Pois, no que depender de mim… &;-D