Fallout (3, New Vegas, 4 e 76), Assassin’ Creed (Origins, Odyssey e Valhalla), The Witcher (3: Wild Hunt), Mass Effect (Andromeda) e o próprio The Elder Scrolls: Skyrim, foram os jogos de mundo aberto mais longos que já experimentei (e curti) até o momento! Lembro-me de levar algo em torno de 3 a 6 meses, para concluir todas as histórias, missões e tarefas, além explorar os seus mapas e localizações! No entanto, jamais havia experimentado jogar conteúdos produzido por terceiros…
“If you are still enjoying the world of Skyrim, a new mod called Lordbound is something you should keep your eye on. Lordbound is a new DLC-size mod for Skyrim that will largely change the game, adding a brand-new region with more than 40 quests, 50 new dungeons, and more than 60 hours of additional content. The Lordbound Dev Team is working hard to bring their DLC-sized mod for The Elder Scrolls V: Skyrim to life. This fan-made expansion promises to have the biggest main quest ever played in Skyrim, with choices that matter and consequences that change the state of the valley around you…”
— by TweakTown.
A excessão fica por conta de Quake, que além de não ser um jogo de mundo aberto, é considerado relativamente curto para os padrões atuais, embora em sua edição original entregue +30 fases (que em geral são curtas, podendo ser finalizadas entre 20 a 30min). Por isto, estendi a sua vida útil por incontáveis horas, graças ao uso de MODs e DLCs produzidos pela sua comunidade de fãs. Mas pretendo fazer o mesmo para os alguns títulos de mundo aberto, como é o caso de Fallout 4 através da DLC London, além do próprio Skyrim com a nova DLC Lordbound!
Este último irá contar com uma nova e vasta região, além de conter +40 missões, 50 novos calabouços e outros adendos (NPCs, trilhas sonoras, itens diverso, etc) que no final das contas, irão render +60h de conteúdo adicional (embora o DLC tivesse sido concebido para durar “apenas” 30h). O time de desenvolvedores do MOD/DLC é composto por fãs da franquia, que por sua vez estão produzindo o conteúdo há +6 anos (e que só agora, descobri a sua existência). Mas no que depender dos seus esforços, o lançamento final irá ocorrer ainda no final deste ano (2024), conforme anunciado em sua página oficial.
Não sei se havia comentado anteriormente, mas estou levando à sério a idéia de abandonar a plataforma de consoles, justamente pelo fato dela não possibilitar o uso de MODs e DLCs de terceiros, embora a Bethesda tenha flexibilizado isto e concedendo recursos (através da plataforma Creation Kit). Ou quem sabe, manter as duas plataformas! Em geral, a plataforma PC não só permite utilizar tais conteúdos de forma mais livre, como também permite definir ajustes e configurações que promovem a beleza e/ou a performance do jogo.
Ainda assim, continuarei com o Xbox Series S até onde der… &;-D