Um dos aspectos mais interessantes em relação a série de smartphones iPhone SE (Special Edition), está no fato deste ser um dispositivo mais acessível em relação aos demais modelos. Para isto, a Apple reutiliza componentes dos aparelhos das gerações anteriores, além de prover pequenas atualizações tecnológicas (principalmente no SoC). Ainda assim, apesar dos “generosos” descontos dados para esta série “mais em conta”, os preços destes aparelhos continuam salgados (especialmente para os brasileiros)…
“The iPhone SE series has been popular since the first model was released back in 2016. No wonder, as it offers the core Apple smartphone experience at a fraction of the cost. Apple’s most recent iPhone SE was released in 2022. While it’s an impressive phone in many ways, the iPhone 8-style design is quite different compared to the latest iPhone 15 handsets. Many fans are desperate for Apple to bring the look of the cheapest iPhone up to date. A fourth generation is likely, though rumours regarding the phone are inconsistent, and there’s a chance it may never arrive. Here’s everything we know so far.”
— by Tech Advisor.
Até o momento, foram lançados três modelos diferentes (2016, 2020 e 2022), os quais contam com as carcaças utilizadas nas gerações anteriores. Aquele que será o próximo modelo (batizado pela mídia de iPhone SE 4) até então havia sido cancelado, conforme as informações do analista Ming-Chi Kuo. Mas para a nossa surpresa, a série (parece que) não vai deixar de ser fabricado: logo a seguir, o mesmo analista também informou que os iPhones SE não só continuarão existindo, como também já existe um protótipo de engenharia para a próxima edição, embora não tenha confirmado os planos para a sua produção e venda em massa.
O novo iPhone 4 irá adotar a carcaça do “velho” iPhone 14, sendo uma edição levemente modificada para manter os custos de produção baixo. A sua tela LCD será de 6.1″ e o aparelho terá um entalhe em vez do botão Home Touch ID. Também não está claro se o sistema de câmera Face ID e TrueDepth será tão avançado, em vista dos custos. A câmera provavelmente será atualizada para gerar imagens de 48 megapixels, adotando um sensor único e projetada em um design vertical. Em vista da possível adoção da carcaça do iPhone 14, espera-se que a sua bateria também seja a mesma de 3279 mAh (+60% em relação ao aparelho anterior).
Segundo as previsões, o futuro iPhone SE 4 deverá ser lançado apenas em 2025 e o principal motivo disto, está no fato de que o (único) fabricante de telas LCD está com “dificuldades de performance” e por isto, não irá conseguir atender a demanda. Apesar desta série não dispor de um cronograma de lançamento anual, tal como os dispositivos das séries principais (o primeiro iPhone SE foi lançado apenas em 2016 e o seguinte, em 2020), havia a expectativa de que o novo smartphone fosse lançado já neste ano (2024), se levarmos em consideração de que o segundo e o terceiro aparelho foram lançados em um espaço de dois anos (2020 e 2022). No entanto, tais lançamentos aconteceram nos meses de março e abril.
Quanto ao preço final, também não temos expectativas muito animadoras, se tirarmos conclusões com base nas vendas dos aparelhos anteriores: os dois primeiros foram comercializados a partir de 399 dólares, ao passo que o último modelo teve o valor inicial de 429 dólares. Partindo do princípio de que a empresa não irá estabelecer valores próximos dos valores praticados, para as séries principais (que atualmente custam a partir de 799 dólares), certamente veremos mais um leve aumento de preço para os futuros iPhone SE 4!
Mas não se empolguem: estas são apenas especulações e até lá… &;-D