… lembrá-lo das baboseiras coisas que você já havia comentado! Quanto tive os meus primeiros contatos com a ferramenta de IA ChatGPT, fiz algumas experiências para conhecer (e testar) as capacidades da inteligência artificial desta incrível ferramenta. Dentre elas, notei que se realizarmos as mesmas perguntas ou fazermos questionamentos similares, iríamos obter exatamente as mesmas respostas ao invés de retornos do tipo “isto já havia perguntado isto antes”! Apesar disso, reconheço que a ferramenta realiza um bom trabalho…
“We’re testing memory with ChatGPT. Remembering things you discuss across all chats saves you from having to repeat information and makes future conversations more helpful. You’re in control of ChatGPT’s memory. You can explicitly tell it to remember something, ask it what it remembers, and tell it to forget conversationally or through settings. You can also turn it off entirely. We are rolling out to a small portion of ChatGPT free and Plus users this week to learn how useful it is. We will share plans for broader roll out soon.”
— by OpenAI blog.
E a evolução continua (à todo vapor)! A OpenAI, um laboratório de pesquisas americana que promove o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o uso da Inteligência Artificial (IA), está realizando experimentos para aperfeiçoar a capacidade do ChatGPT em “relembrar” os bate-papos feitos anteriomente (e armazenados). Com base nestes registros, a ferramenta poderá dar dicas e fazer recomendações nas novas interações que fizermos e dentre os exemplos citados, está a possibidade da ferramenta sugerir a criação de um cartão de aniversário para uma criaça, com uma água-vida usando um chapéu de festa (em vista de uma menção feita anteriormente, sobre a criança gostar muito destas criaturas).
Por ser um recurso novo e que se encontra em fase experimental, podemos decidir (ou não) pela sua ativação. Para isto, bastará acessar as configurações da ferramenta e a seguir, clicar na seção voltada para a sua personalização para ativar (ou desativar) a memória para dispor deste novo recurso. Nesta mesma seção, também poderemos fazer com que o ChatGPT “esqueça” alguns registros, bastando clicar no botão de gerenciamento e a partir daí, excluir as entradas indesejadas. No entanto, lembrem-se que é justamente graças a existência destes registros, é que a ferramenta promove aprimoramentos para os futuros bate-papos.
Por fim, também poderemos utilizar o ChatGPT para estabelecer novos bate-papos, mas sem “memorizar” as informações mencionadas pelos usuários! Para isto, bastará apenas acionar a opção de bate-papo temporário, disponível a partir do botão principal do ChatGPT. Vale lembrar também que a empresa não irá utilizar estas informações, para treinar a engine por trás da ferramenta nos planos Team e Enterprise, além de deixar claro de que ela está ciente de que o uso da memória traz considerações adicionais de privacidade e segurança, promovendo melhorias para evitar que a ferramenta se “lembre” de informações confidenciais.
Relaxem: o ChatGPT não vai “morder a língua”. Já os seus usuários… &;-D