E a saga continua: se não bastasse se tornar a principal linguagem…

… de programação do planeta, Python está dando um belo salto e ampliando a sua diferença, em comparação com as suas principais concorrentes: C e C++! Para se ter uma idéia da sua grande popularidade, ela obteve uma diferença percentual de quase 4,5%, chegando a +15% conforme a última apuração feita através do índice TIOBE. Face ao seu crescimento e ao fato de ser uma linguagem voltada para o uso em propósitos gerais, será que Python irá se tornar um dia, uma linguagem dominante? Por incrível que pareça, acredito que não…

“Python has its largest lead ever in Tiobe’s monthly index of programming language popularity, having jumped ahead of second-place C language by nearly 4.5 percentage points. Published yesterday, the Tiobe Programming Community Index of language popularity for March 2024 saw Python once again leading the index that C and Java once dominated. Python first topped the Tiobe index in October 2021. Elsewhere in the index, Scratch re-entered the top 10 and Rust climbed to 17th. Rust was 19th one year ago.”

— by InfoWorld.

Paul Krill (editor do portal InfoWorld) publicou apenas um modesto artigo, no qual destaca o aumento da popularidade desta (que na minha opinião), é a mais incrível linguagem de programação do planeta. Com base na publicação do índice TIOBE já publicado para o mês de março, Python não só se mantém na primeira colocação do TOP 10, como também vai consolidando a sua posição como a mais popular linguagem de programação. No entanto, vale notar que C (11,17%), C++ (10,7%), Java (8,95%) e C# (7,54%) mantém bons percentuais de popularidade. E se fossem somadas as “diferentes versões” de C, teríamos quase 30%!

Vale lembrar que o índice TIOBE é baseado no número de engenheiros, de cursos e de fornecedores terceirizados, que fazem o uso desta linguagem de programação e que são medidos usando Google, Amazon, Wikipedia e outros sites. Justamente em vista da sua grande procura, medida com base na frequência com que os tutoriais voltados para as linguagens de programação que são pesquisados (no Google), estas diferenças seriam ainda maior: Python teria quase o dobro (28,59%), deixando Java com apenas um pouco mais da metade das buscas (15,79%). Já C#, C e C++, nem com os seus percentuais somandos (13,53%) alcançariam Java!

Porquê incrível? Além da simplicidade, da sintaxe intuitiva, da facilidade de uso e do código limpo, o Python tem se destacado como uma excelente linguagem de programação para o aprendizado, facilitando muito a vida dos estudantes que desejam se tornar desenvolvedores de softwares e precisam dominar os fundamentos da programação. Além das características já mencionadas, a consolidação de Python como a linguagem mais popular do planeta, também irá facilitar muito a vida daqueles que buscam a sua primeira oportunidade como programador, pois estágios e oportunidades de trabalho, certamente não irão faltar!

Inclusive, já existem turmas disponíveis no SENAC Rio… &;-D