Há muitos anos, quando os navegadores WEB passaram a suportar (e promover) as extensões como forma de potencializar a plataforma e flexibilizar o seu uso, muitos especialistas acreditavam que sem elas, estes importantes softwares se tornariam simplórios, limitados e sem maiores atrativos. Pois bem: a excessão do bloqueador de propagandas e de execução de scripts em segundo plano, utilizo o Firefox (meu navegador preferido) “do jeito que veio ao mundo” e até o momento, me sinto bastante feliz e confortável com a sua boa performance geral…
“The new open ecosystem of extensions on Firefox for Android launched in December with just over 400 extensions. Less than five months later we’ve surpassed 1,000 Firefox for Android extensions. That’s an impressive achievement by this developer community! It’s exciting to see so many developers embrace the opportunity to explore new creative possibilities for mobile browser customization. If you’re a developer intrigued to learn more about building extensions on Firefox for Android, here’s a great place to get started. Or maybe you already have some feedback about missing API’s on Firefox for Android?”
— by Mozilla blog.
Porém, conheço muitos colegas de profissão que não só usam os seus navegadores como a principal ferramenta de trabalho, como também o tornam personalizado para atender a várias finalidades, através do uso massivo das extensões. No entanto, o excesso de instalações acabam trazendo alguns inconvenientes e o principal deles, está no maior uso dos recursos computacionais, afetando a performance geral da aplicação. Por isto, acreditava que as edições designadas para rodar em dispositivos móveis possuíam um suporte limitado para as extensões, além de um leque menor de opções se comparado com as edições feitas para rodar em desktops.
Mas eu estava enganado: a Mozilla publicou uma breve postagem em seu blog oficial, informando que a edição do Firefox designado para rodar em dispositivos móveis dotados do sistema operacional Android, possui +1000 extensões à sua disposição para personalizá-lo! E estes números se tornam mais impressionantes ainda, ao saber que há quase 6 meses esta edição do navegador WEB possuía “apenas” um pouco mais de 400 extensões. Por isto, ela aproveita a oportunidade para agradecer ao apoio e o suporte de sua fiel comunidade de desenvolvedores.
Para aqueles que trabalham no ramo e estejam interessados em aprender mais sobre como criar extensões no Firefox para Android, a Mozilla recomenda visitar a página Extension Workshop e acessar a documentação voltada para prover orientações sobre o desenvolvimento de extensões. Ou ainda, acessar o fórum Discourse para dar um retorno sobre a falta de APIs, que porventura vocês considerem fundamental para o desenvolvimento de novas extensões (ou qualquer outro recurso relacionado). Por fim, também não deixem de informar no final da postagem, as suas extensões preferidas!
E por questões de performance e segurança, continuo não usando extensões… &;-D