Atualização para o 7-Zip expande o suporte para outros formatos!

Trabalhar com diferentes formatos de arquivo pode se tornar uma grande dor de cabeça, caso não tenhamos as ferramentas necessárias para lidar com eles! No caso da compressão de arquivos, felizmente o formato ZIP se tornou o padrão do mercado e a grande maioria das ferramentas disponíveis são compatíveis com ele. Ainda assim, de vez em quando aparecem arquivos comprimidos com outros formatos bem “exóticos”, nos obrigando a procurar por ferramentas compatíveis. Justamente por isto, o 7-Zip se tornou um utilitário muito especial…

“One of the main highlights of 7-Zip 24.05 is its expanded support for various archive formats. Users can now unpack ZSTD archives recognized by the “.zst” file extension. Additionally, 7-Zip can unpack ZIP, SquashFS, and RPM archives that utilize the ZSTD compression method. The update also extends its capabilities to unpack RAR archives created by the new WinRAR 7.00, even those using dictionaries larger than 4 GB. Furthermore, 7-Zip 24.05 allows unpacking DMG archives using the XZ (ULMO/LZMA) compression method, NTFS images with cluster sizes larger than 64 KB, and MBR and GDP images with 4 KB sectors.”

— by Linuxiac.

O 7-Zip é uma ferramenta de código aberto que suporta uma série de formatos de compressão de arquivos, indo desde os tradicionais como o ZIP, o GZIP e o BZIP2, aos exóticos como determinados executáveis (.EXE) para a plataforma Windows. Ele também possui um formato padrão 7z, o qual é capaz de realizar compressões melhores que o formato ZIP e outros terceiros. A sua mais recente atualização adiciona o suporte para mais outros formatos, como o ZSTD, o SquashFS e o RPM. Ele também se tornou compatível com os arquivos RAR criados através da ferramenta WinRAR 7.00. O 7-Zip também é capaz de descompactar arquivos DMG usando o método de compactação XZ (ULMO/LZMA), além de imagens NTFS com tamanhos de cluster maiores que 64 KB e imagens MBR e GDP com setores de 4 KB.

Além de ser altamente compatível com uma série de formatos, o 7-Zip apresenta melhorias na sua performance geral, ao receber otimizações para a descompactação de arquivos como o RAR, CAB, WIM, ZIP e GZ. Até mesmo as velocidades de cálculo de hash (para verificar a integridade dos arquivos) também foram melhoradas para os algoritmos CRC-32, CRC-64 e Blake2sp, introduzindo também o suporte para o veloz algoritmo XXH64, o qual é comumente usado no formato ZSTD. o 7-Zip também inclui um novo filtro RISCV para compactação de arquivos 7z e xz, que por sua vez pode aumentar a taxa de compactação para arquivos executáveis compilados para a arquitetura RISC-V. Por fim, a compilação do 7-Zip voltada para o set de instruções ARM64 para o Windows, tem um aumento significativo de desempenho com velocidades de descompressão LZMA e LZMA2 (de +20% a +60%).

Além de diversas outras melhorias, otimizações e correções de segurança…

Sim, o 7-Zip é um projeto de código aberto (e livre) incrível não só em virtude da qualidade do seu próprio formato de compressão, como também a sua ferramenta oferece recursos que atuam tanto através da linha de comando, quanto pela interface gráfica. Ele já faz parte da instalação padrão da grande maioria das distribuições GNU/Linux, mas infelizmente é pouco utilizado em outros sistemas operacionais, como é o caso do Windows: muitos (seja por desconhecimento ou comodidade), preferem instalar o WinRAR que apesar de ter as suas qualidades (que também são muitas), é proprietário e exige a aquisição de uma licença de uso.

Bons tempos, em que utilizava o ARJ através linha de comando… &;-D