… da sua Fundação, um planejamento já está sendo elaborado para que nos próximos anos, tenhamos todos os objetivos bem definidos e alinhados! Por se tratar do ambiente gráfico mais utilizado nos sistemas Unix, o GNOME se tornou também uma grande referência para o uso em estações de trabalho, já que as melhorias feitas ao longo dos anos refletem diretamente nas experiências de uso e adoção dos sistemas Unix, destacando-se as principais distribuições GNU/Linux. Se não fosse pelo GNOME (e o KDE), com certeza estaríamos vivendo “tempos diferentes”…
“The GNOME Foundation has published a draft copy of their five-year strategic plan that calls for more around the community, DEI, services, a more streamlined and inclusive annual event, and strengthening the foundation. The GNOME Foundation has published a draft of their five-year strategic plan in hopes of soliciting more feedback from the community and stakeholders. There are three strategic goals with three objectives each, they include…”
— by Phoronix.
Uma cópia preliminar do seu plano de 5 anos, estabelece tópicos organizados e centralizados em três grandes seções, classificados como estratégicos: pessoas (“criar um crescimento explosivo de nossa comunidade de criadores e usuários”), iniciativas (“crie um conjunto unificado e integrado de programas, serviços e processos”) e capacidade & infraestrutura (“fortalecer e estabilizar a Fundação GNOME como uma organização sem fins lucrativos”). A partir daí, vários 9 objetivos pontuais e seus respectivos tópicos, se desenrolam…
Dentre eles, os que mais me chamaram a atenção são os objetivos voltados para a plataforma de software em si. Embora tenhamos uma grande oferta de interfaces gráficas para as distribuições GNU/Linux, na prática o ambiente gráfico GNOME se tornou uma plataforma rica e complexa, ao promover toda a infraestrutura de software necessária para os usuários desenvolverem as suas atividades. Por isto, será fundamental garantir a sua integração com as demais tecnologias e serviços e para isto, alguns objetivos bem interessantes foram traçados.
Quanto as demais estratégias, acredito elas já estão bem estabelecidas! Não só a fundação dedicada ao desenvolvimento do GNOME (e de todos os projetos diretamente ligados a ele), como as demais em prol do Software Livre e do Código Aberto, já possuem uma forte presença no cenário mundial, como também formaram em torno delas uma comunidade de usuários e contribuidores ativa e atuante. No entanto, será necessário realizar um bom trabalho para promover uma visão compartilhada dos seus valores, por se tratar de uma comunidade bem diversificada.
Interessados? Não deixem de participar com as suas opiniões… &;-D