Em duas oportunidades distintas, tive duas experiências interessantes em relação aos controles de videogames. Uma delas (na metade dos anos 90) foi em relação ao jogo de futebol “FIFA 94”, o qual era (para mim) praticamente impossível de jogar no PC apenas com a combinação de teclado e mouse. Já em outra oportunidade (a partir dos anos 2000), experimentei o jogo de tiro “Medal of Honor” no PlayStation 2 e sofri muito, até conseguir se adaptar ao uso dos joysticks analógicos. Atualmente, prefiro jogar com estes controles ao invés da combinação teclado e mouse, apesar de reconhecer que para certas categorias de jogos, estes últimos são mais indicados…
“On June 26, Hori announced an officially Valve-licensed Hori Steam controller to launch in Japan on October 31, in four colors, at a price point of ¥7980, or roughly $50. The available colors include Neon Yellow, Luminous Violet, Shiny White, and Midnight Black. As the yen pricing suggests, these new Hori Steam Controllers are exclusive to Japan. However, they still carry on Steam Controller’s legacy in interesting ways, and they may still come Stateside. This seems to be part of Valve’s ongoing efforts to court Japanese gamers…”
— by Tom’s Hardware.
Por isto, os controles se tornaram acessórios fundamentais para a diversão, já que a qualidade de construção, a boa ergonomia e a disponibilidade de recursos e funções, irão definir a sua boa aceitação. Eis, o motivo pelo qual o Hori Steam chamou a minha atenção! Especializada em acessórios para jogos, a Hori (que até então, era vista por mim como “apenas mais um fabricante”) ganhou a minha atenção, ao disponibilizar o Hori Steam Controller. Como o próprio nome sugere, este controle se tornou especial por ser uma peça oficialmente reconhecida pela própria Valve como controle oficial, substituindo assim o seu Steam Deck.
O Hori Steam Controller possui um design espetacular e isto foi foi possível, graças a remoção do trackpad (a superfície sensível ao toque), em vista da preferência dos jogadores em utilizar o d-pad e os joysticks analógicos (que por sua vez, ocupam menos espaço). No entanto, o novo gamepad alternativo ainda mantém algumas características do tradicional Steam Deck, como o recurso de sensibilidade ao toque, permitindo o seu uso para funcionalidades como giroscópio preciso de pontaria. Para usá-lo, será necessário habilitar o “Modo Steam” para os jogos que o suportam, deixando o “Modo XInput” para os demais jogos.
Em termos de conexões, o Hori Steam Controller suporta tanto uma conexão cabeada através de uma porta USB, quanto uma conexão sem-fio através da tecnologia de rede Bluetooth. Ele também possui 4 botões programáveis embutidos semelhantes aos dos controles Steam Controller e ao Steam Deck, bem como os controles Elite do Xbox, mas dois deles estão na frente. No entanto, o seu posicionamento é visto como menos acessível. Por fim, o controle também possui funcionalidade de disparo rápido integrada (que pode ser ativada via software), além de dois botões adicionais do Steam que só podem ser usados no “Modo Steam”.
Uma pena, que os dois analógicos não estejam alinhados na base… &;-D