… terão determinados recursos à sua disponibilidade! Há algumas semanas, havia feito uma publicação sobre a próxima edição do sistema operacional Apple iOS, designados para os smartphones e os tablets produzidos pela empresa. Na WWCD24 (conferência mundial feita para os desenvolvedores, realizada há um mês atrás), os expositores apresentaram uma quantidade enorme de novidades para o sistema e as suas aplicações, dando a entender que esta seria a maior atualização de todos os tempos. E eu aqui, “pensando com os meus botões”: será que todos os aparelhos atualmente suportados terão acesso a estas novidades? Sei não…
“iOS 18 is shaping up to be one of the biggest software updates the iPhone has ever received. There’s Apple Intelligence, big upgrades to core apps like Photos, Messages, and Notes, a new Siri, countless ways to personalize your device, and much more. But not every feature is coming to all supported iPhones. iOS 18 can run on a wide array of devices as old as 2018’s iPhone XS and XR. There are certain features, though, that require newer models. Here are all the iOS 18 features that are only coming to certain iPhones.”
— by 9to5Mac.
Confirmando as minhas suspeitas, de fato nem todos os aparelhos terão recursos computacionais para lidar com os novos recursos & funcionalidades previstos para estrear na nova edição do iOS, embora o sistema seja capaz de rodar sem maiores problemas em aparelhos mais antigos! Dentre eles, estão os recursos que fazem o uso da Inteligência Artificial generativa, como é o caso da criação de emojis personalizados (Genmoji), criação de imagens cartoons (Image Playground), edição de texto baseada em IA, entre outros. Somente os iPhones 15 (edições Pro e Pro Max) serão capazes de suportar os recursos já mencionados.
Nem mesmo os donos dos tradicionais iPhone 15 terão suporte a estes recursos, mesmo alguns deles (como é o caso da integração do Siri com o ChatGPT) tendo sido concebidos pela Apple Intelligente, uma plataforma de Inteligência Artificial que foi desenvolvida para fazer o uso combinado da capacidade de processamento local dos dispositivos, juntamente com os servidores na Internet. Já outros recursos, como a capacidade do Apple Note em criar transcrições para as gravações de áudio, poderá ser usado apenas por aqueles que possuem um iPhone 12 ou superior, que por sua vez foi lançado há “apenas” 3 anos!
Dentre outras novidades importantes, o novo iOS 18 apresentará um recurso de acessibilidade para controlar seu iPhone ou iPad inteiramente com os olhos, além do Music Haptics (um recurso adicionado ao Apple Music) que sincroniza o Taptic Engine do iPhone com qualquer música que esteja tocando, oferecendo toques e vibrações no ritmo da música. Eles será suportado somente pelo iPhone 12 ou superior, além do iPhone SE de 3a. geração (2022). Já os antigos iPhone 11, estes pelo menos conseguirão suportar o Enhance Dialogue, um recurso lançado para os Apple TVs no ano passado (2023) e que possibilita realçar o áudio provenientes de filmes, séries e outros programas de TV.
Além das novidades que (acredito) serão suportadas pelos iPhones mais antigos…
Com a adoção da Inteligência Artificial em vários segmentos da Tecnologia, muitos SoCs e unidades de processamento precisarão contar com boas NPUs (Neural Processing Unit), capazes de lidar com as cargas e as demandas computacionais exigentes, para atender as necessidades e aos requisitos das aplicações, dos serviços e dos recursos que irão tirar proveito delas, sendo executadas de forma local no hardware especializado. Nos anúncios mais recentes, a Intel, a AMD e a Qualcomm (e até mesmo a própria Apple) já estão promovendo as suas novas linhas de unidades de processamento e SoCs com poderosas NPUs.
E de quebra, lidar com o monopólio promovido pela Nvidia… &;-D