… em comparação com as demais linguagens! O índice TIOBE trouxe para o mês de agosto, os percentuais referentes as linguagens de programação mais populares do mercado, com base em seus critérios de classificação (o que não quer dizer que reflita de forma precisa, a realidade). Como já era esperado, a linguagem Python continua no topo da liderança, deixando para trás outros grandes nomes do mercado como C/C++ e Java. No entanto, ela não só ganhou alguns percentuais consideráveis, como também está próxima de quebrar alguns recordes interessantes…
“Python, the number one programming language in the TIOBE Programming Language Community Index in August, has further solidified its place at the top. Python moved from 16.12% points in July to 18.04% in August, a major jump. This follows an equally remarkable year-over-year jump of 4.71%. Overall, the top 10 list saw some movement near the bottom, with SQL continuing with its upward momentum that started in May. The TIOBE Programming Community Index shows trends in programming languages based on search engine volume.”
— by TechRepublic.
Desde a última vez que postei sobre o assunto, Python saltou de 15 para 18 pontos percentuais em um período relativamente curto (menos de 6 meses). E desde 2018, esta linguagem vem tendo um crescimento considerável, já que nesta época estava logo atrás de C/C++ e Java, disputando o espaço com outras linguagens. E se continuar neste ritmo de crescimento (algo em torno de +4,5% ao ano, segundo as últimas medições), Python poderá quebrar alguns recordes conquistados por Java no seu auge em 2001, que por sua vez chegou a alcançar o percentual de 26.49%, considerada a maior pontuação de todos os tempos! Ainda em 2016, Java continuava firme na liderança, com incríveis 9.55% à frente do segundo colocado. No momento, Python está à frente de C++ com “apenas” 8% de diferença.
Será que em um futuro não muito distante, outros candidatos poderão “usurpar o trono” de Python? Não sabemos. Paul Jansen (CEO da TIOBE Software) acredita que Python caminha para se tornar a linguagem de programação mais popular em todos os tempos, além de considerar a sua hegemonia como “inegável”! No entanto, ele aponta que as novas linguagens modernas como Rust e Kotlin poderão alcançá-la em um futuro (bem) distante, já que elas atualmente sequer se encontram entre as 10 mais populares (14a. e 18a. posição, respectivamente). Por fim, a necessidade de encontrar novos programadores foi o principal motivo pelo qual, tornou Python bastante popular nestes últimos anos, além da menor curva de aprendizado.
A essa altura do campeonato, nem é preciso dizer que vale muito à pena aprender Python, mesmo para aqueles que não são especialistas em desenvolvimento, como é o caso dos profissionais de infraestruturas, de ciência de dados e de outras áreas, que podem tirar proveito desta incrível linguagem de programação! Esta é na minha opinião, o grande diferencial de Python: além de ser uma linguagem de programação fácil de aprender e voltada para o uso em propósitos gerais, ela também está se tornando um pré-requisito para os profissionais de TI em geral, independente da sua área de atuação. Saber programar nos dias de hoje, é fundamental para alcançar o sucesso!
Pois há tempos, a linha divisória entre eles já está ficando mais tênue… &;-D