Alguns utilitários clássicos do Windows serão removidos pela Microsoft. O primeiro deles será o Wordpad, o qual já não é mais tão usado, em vista das melhores opções que se encontram disponíveis, tanto pagas (como a suíte de escritório Microsoft Office) quanto gratuitas (LibreOffice e Google Docs). O segundo seria o Paint, que há tempos já deveria ter sido substituído pelo Paint 3D. Mas contrariando as expectativas, a recepção do seu substituto não foi das melhores, o que obrigou a Microsoft a reconsiderar as suas decisões…
“Back in 2016, Microsoft was all about 3D. It revealed its HoloLens technology, and it wanted its software to offer 3D features as well. That’s why the company launched a revamp of its Paint app for Windows 10 as Paint 3D in October 2016. Instead of just creating 2D artwork like what you would make on the older Paint app, Microsoft wanted anyone to create 3D artwork with this new app. Indeed, it was initially designed to completely replace the older Paint app for Windows 10.”
— by Neowin.
Irônicamente, parece que a situação se inverteu: ao invés de ser descontinuado, o Paint tradicional não só será mantido pela Microsoft, como também irá receber novas funcionalidades regularmente! Inclusive, já foi incluído um novo controle deslizante de tamanho para lápis, pincéis e ferramentas de borracha, junto com alguns novos recursos para as opções de caneta e borracha. Para que possamos experimentá-los, será necessário fazer parte do programa Windows Insider e assim, ter acesso as melhorias feitas de forma antecipada (para fins de testes).
Quanto ao antigo Paint 3D,este sim (e não o bom e velho Paint) será descontinuado! Há 3 anos (2021), ele já não fazia mais parte da mídia de instalação do sistema operacional Windows 10 e em breve (4/nov), ele também não estará mais disponível na loja de aplicativos da Microsoft. Caso os usuários do sistema ainda utilizem este utilitário, eles irão de deparar com um banner no topo da janela, notificando a sua remoção da loja a partir da data mencionada. Para aqueles que gostaram do Paint 3D, eis o momento ideal para se despedirem dele!
Na minha opinião, a Microsoft deveria reduzir ao máximo a quantidade de utilitários e ferramentas que não são essenciais ou ainda, que são pobres em recursos e funcionalidades, sendo substituídas por aplicações mais completas. A excessão fica por conta do bom e velho Bloco de Notas, que apesar de ser bem limitada, continua não só sendo muito utilizada, como também raramente vemos os usuários a substituírem por outras opções (ainda que sejam melhores em todos os sentidos). Este sim, deveria receber uma atenção especial por parte dela!
Ou quem sabe, promover melhorias para o WordPad ou um bom substituto… &;-D