PlayStation 5 Pro: seria esta, a maior CAGADA já feita pela Sony?

Durante esta última semana, foi anunciado o novo console PlayStation 5 Pro. Diferente do PlayStation 5 tradicional, esta edição trouxe algumas melhorias em relação as especificações técnicas da plataforma, destacando-se a adoção de uma GPU baseada (ainda) na arquitetura RDNA 2, dotada de 60 núcleos computacionais (CU), além de capaz de entregar uma performance até 67% superior. Já em relação a CPU, ela continua sendo a mesma utilizada no PlayStation 5 tradicional, embora a velocidade de clock tenha sido aumentada em algumas centenas de MHz…

Outras melhorias pontuais foram feitas, tornando-o apto a rodar os jogos da geração atual com melhor performance, tanto na resolução quanto na geração de quadros, oferecendo assim que há de melhor entre os dois mundos: a fidelidade e a performance! Embora o console tradicional já oferecesse o suporte para tecnologias modernas como o Ray-Tracing (para a iluminação mais realística) e o FidelityFX Super Resolution (para o aumento da resolução), o PS5 Pro irá oferê-las também de forma mais otimizada, garantindo assim uma qualidade sem precedentes. Porém, o preço final do console não é nada convidativo: US$ 700!

O “novo” console da Sony é dotado de um hardware mais poderoso, o que certamente fará muitos fãboys jogadores aficcionados mais “felizes”, por contar com uma máquina capaz de rivalizar com os PCs gamers mais poderosos do mercado. No entanto, as vantagens proporcionadas não serão tão relevantes, se levarmos em conta que ambos os consoles continuarão rodando os mesmos jogos, embora tenham apenas algumas diferenças pontuais em relação a qualidade de imagem e ao número de quadros reproduzidos. Ambos os consoles irão continuar oferecendo as mesmas experiências, tal como acontece entre o Xbox Series S e X, pois com a evolução dos jogos e as exigências de recursos computacionais cada vez maiores, está claro que em um futuro não muito distante, o PS5 não irá rodá-los em 4K.

Mas sei que muitos irão dizer: “ah, não tem como comparar 4K com Full-HD, então a proposta da edição Pro continuará sendo válida”! E lá vamos nós. Na minha opinião, o uso da definição 4K para jogos é a maior BURRICE que existe! Se já não bastassem as dificuldades técnicas para que os consoles possam alcançar esta definição (além de manter a taxa de quadros estável e uma boa qualidade visual), a relação custo vs benefício de uma definição Full-HD, a 60 FPS estáveis e com Ray-Tracing ativado é muito maior, em vista da boa utilização dos recursos computacionais. E de quebra, garante uma maior longevidade para a plataforma, pois como havia dito anteriormente, os futuros jogos serão mais “pesados”!

Um belo exemplo disso é que, mesmo rodando a uma definição 4x menor e com uma diferença de preço não tão grande, o Xbox Series S vende bem mais que o próprio Xbox Series X (uma relação de 3 para 1, se não me engano). Com base nisto, fica difícil imaginar on PS5 Pro apresentando bons números de venda, se comparado com o “modesto” PS5 que para variar, continuará rodando muitos jogos na mesma resolução. Por fim, a própria Sony já obteve resultados ruins com as vendas do PS4 Pro, se comparadas com as do PS4. Se não bastassem as CAGADAS feitas, isto mostra que a empresa nem sequer aprende com os seus próprios erros.

Lá vamos nós, assistir a (mais) um grande fiasco desta geração de consoles… &;-D