Amazon irá lançar novos leitores de ebooks a partir do ano que vem? Pois…

… torço para que sim! Apesar de estar bastante satisfeito com o meu atual Kidle “basicão” de 10a. geração, há tempos sonho em contar com modelos mais sofisticados, dotados de telas maiores e com mais definições, além de outros recursos tecnológicos. Já considerei até mesmo a possibilidade de contar com leitores que possuem o suporte para telas e-ink coloridas, como é o caso de alguns modelos alternativos. Por ora, o meu dispositivo continua dando conta do recado, apesar de ter +5 anos de idade e a sua bateria já apresentar uma certa redução na capacidade de carga (mas nada que interfira nas boas experiências)…

“It looks like we now have confirmation that Amazon is about to release a couple of new Kindles for 2024. What appears to be two new Kindle models turned up on the FCC website earlier this week, product ID number 5698 and 5688. The FCC paperwork reveals very little information about the upcoming devices, but both models appear to be Kindles. Both are described as an “Electronic Display Device” under the application details. If you go back and look at the FCC filings for the 2022 Kindle and Kindle Scribe it says the exact same thing.”

— by The eBook Reader.

Felizmente, a Amazon irá lançar duas novas linhas de leitores Kindle a partir do ano que vem (2025)! Esta descoberta, se deu como base no registro de dois dispositivos pela Comissão Federal de Comunicações nos Estados Unidos (FCC), pois todo equipamento elétrico ou eletrônico produzido ou comercializado neste país, deverá ter um registro na FCC e receber um número categorizado chamado FCCID. Os registros designados para os futuros aparelhos são o 2A4DH-5688 e o 2A4DH-5698 e, embora não possamos obter maiores detalhes técnicos com base nas informações disponíveis, sabemos que estes são dois leitores de ebooks, em vista da descrição “Electronic Display Device”: a mesma foi utilizada para os registros dos Kindles anteriores!

Nathan “Zydraka” (editor do blog The eBook Reader) acredita que os novos aparelhos irão chegar no mercado somente a partir de setembro (2025), tirando estas conclusões com base nos lançamentos prévios, ocorridos há exatos três anos (2022). Na sua opinião, muito provavelmente teremos um novo Kindle “basicão” e um novo Kindle PaperWhite, mas também existe a possibilidade da empresa surpreender com o lançamento de algo “diferente” ou ainda, promover um modelo com suporte para canetas touch-screen. Quem sabe, um novo Kindle dotado de tela e-ink colorida? Mas infelizmente, alguns rumores sugerem que um aparelho colorido (que tende a ser caro, em vista da tela mais sofisticada) não será lançado tão cedo.

Já estou no meu terceiro leitor de ebooks. O meu primeiro foi um Kobo Mini, dotado de uma tela de apenas 5″ e com especificações técnicas fracas até mesmo para os padrões da época (2014). Por não suportar os ebooks publicados pela Red Hat para promover o seu sistema operacional Red Hat Enterprise Linux (na época, estava estudando para tirar as suas certificações), fui obrigado a trocá-lo pelo Kindle PaperWhite, o qual também foi adquirido em vista do suporte para a retro-iluminação (2015). Este por sua vez, sofreu uma queda e ficou com a sua tela praticamente inutilizada, me obrigando novamente a comprar o meu atual Kindle “basicão” (2019). E até hoje estou com ele, feliz da vida!

Se ele vai durar mais um ano, só saberemos a partir de setembro de 2025… &;-D