Existem distribuições alternativas tão boas quanto o… CentOS?

Embora existam dezenas de boas distribuições GNU/Linux no universo do Software Livre, apenas duas são consideradas fundamentais para a existência de todo esse ecossistema que se formou: a Debian e a Red Hat Enterprise Linux. Enquanto que a Debian se posiciona como uma distro comunitária e promove uma grande ênfase para a filosofia do Software Livre, a RHEL tem o seu forte apelo como solução de Código Aberto para o uso corporativo. No entanto, a recepção das distros por parte da comunidade de usuários do Software Livre tem sido bem “distinta”

“CentOS Linux 7, the popular free and open-source Linux distribution based on Red Hat Enterprise Linux, has been discontinued as of July 2024. The enterprise operating system, loved by scientists, businesses, and developers for its reliability, stability, and security, has been abandoned by Red Hat so it could shift its full investment to CentOS Stream. CentOS Linux updates and releases were discontinued between 2021 and 2024, finishing when CentOS Linux 7 reached end-of-life on June 30 this year…”

— by TechRepublic.

No caso da Red Hat, esta relação tem ficado mais “estremecida” em vista de algumas decisões recentes da empresa (especialmente após a aquisição por parte da IBM), como é o caso do encerramento do popular CentOS (a principal distro derivada) em prol do CentOS Stream. Por isto, Fiona Jackson (editora do portal TechRepublic) publicou um belo comparativo entre as principais alternativas para o CentOS tradicional, a qual irônicamente consta a própria RHEL como uma das opções! No geral, a classificação delas ficou da seguinte forma:

  • Melhor para grandes empresas: Red Hat Enterprise Linux.
  • Melhor para empresas de TI e desenvolvimento de software: Oracle Linux.
  • Melhor para fãs obstinados do CentOS: Rocky Linux.
  • Melhor para aqueles familiarizados com o CentOS: AlmaLinux.
  • Melhor para programação e distribuição de lançamento contínuo: Fedora.

Enquanto que a RHEL e a Oracle Linux são pagas (exceto a edição Oracle Cloud Free Tier), as demais são livres e gratuitas, podem ser baixadas sem maiores problemas. A RHEL recebeu um destaque especial, em vista da sua grande robustez e presença no mercado corporativo, ao passo que a Oracle Linux se destaca pela entrega das mais recentes inovações tecnológicas, além do suporte nativo para as suas soluções de banco de dados. Já em relação as demais soluções “livres de verdade”, o Rocky Linux e o AlmaLinux OS se destacam pela plena compatibilidade com o CentOS, tornando-se excelentes opções para aqueles que gostavam desta distro. Por fim, temos o bom e velho Fedora que todos já conhecem (e admiram)…

Embora reconheça a importância da Red Hat no universo do Software Livre, acredito que este seria o momento ideal para reconsiderar as escolhas em relação a distro que seja adequada para atender as necessidades corporativa das instituições. Vou mais além: a comunidade de usuários do Software Livre deveria mesmo é largar de vez as edições alternativas derivadas do antigo RHEL (que de uns tempos para cá, só tem dado dor de cabeça) e a partir daí, criar e/ou apoiar a fundação de uma nova distribuição, que seja inteiramente devotada ao mundo corporativo!

Pois ficar “dependendo” da RHEL e suas variantes, não dá mais… &;-D

2 thoughts on “Existem distribuições alternativas tão boas quanto o… CentOS?”

Comments are closed.