Há +25 anos, o Google revolucionou no mercado de buscas na Internet, ao entregar uma ferramenta de pesquisa dotada de uma interface limpa e agradável, além de um motor de buscas muito eficiente, o qual trazia resultados baseados na relevância dos sites (e não pela quantidade de vezes em que o termo aparecia nas páginas). Graças ao sucesso de sua ferramenta, a empresa cresceu e passou a dominar outros segmentos, como é o caso dos dispositivos móveis através do sistema operacional Android. E este último, possui várias aplicações nativas que fazem o uso dos seus serviços, além de explorar os hardwares de tablets e smartphones…
“The advanced capabilities of AI have been integral to expanding what Search can do, and our Gemini model customized for Search has improved our ability to help people discover more of the web — and the world around them. In fact, people who use AI Overviews use Search more and are more satisfied with their results. And Google Lens is now used for nearly 20 billion visual searches every month, helping people search what they see with their camera or on their screen.”
— by Google The Keyword.
A partir de agora, os seus principais serviços se tornarão mais “espertos”, graças aos avanços proporcionados pela Inteligência Artificial. A empresa irá utilizar a sua tecnologia de IA generativa Gemini AI, para promover as melhorias necessárias para a sua ferramenta de pesquisa e no que depender dela, os usuários não só terão informações mais precisas, como também poderão “bater um papo” e “explorar qualquer curiosidade que venha à mente”! Impressionados? Quanto a mim, confesso que não. Até então, já sabia que a inclusão da IA em ferramentas de buscas era apenas uma questão de tempo pois caso contrário, ela seria suplantada pelo ChatGPT e outras tecnologias baseadas em IA generativa.
O que realmente me surpreendeu foi descobrir que o Google Lens, um aplicativo de reconhecimento de imagens desenvolvido há alguns anos pela empresa, também irá tirar proveito de tecnologias baseadas em IA generativa e melhorar ainda mais as pesquisas realizadas através dela! Através de smartphones (ou tablets) e suas câmeras digitais, poderemos descobrir as informações desejadas sobre os objetos para os quais elas são apontadas, graças ao uso de modelos avançados de IA e o Shopping Graph. Este último, mantém uma base de informações que contém de mais de 45 bilhões de produtos, a qual é utilizada para auxiliar na identificação do objeto desejado e auxiliar na sua compra, caso o usuário tenha interesse. E a partir daí, a sua ferramenta de busca faz a sua mágica…
Entre outras possibilidades de uso que a tecnologia pode nos proporcionar!
De uns tempos para cá, tenho usado ferramentas como o ChatGPT de forma mais frequente, em vista da sua capacidade de entregar as informações exatas de que necessito (em um curto período de tempo), deixando a ferramenta de busca de lado em muitas oportunidades. Só a utilizo apenas quando vou buscar sites e páginas específicas ou ainda, informações que englobam um contexto mais generalizado. Por isto, acreditava que se os mecanismos de buscas atuais não se modernizassem e trouxessem as facilidades e as comodidades promovidas pela IA generativa, eles iriam se tornar defasados e aos poucos, deixados de lado.
E mais um motivo para optar por smartphones baseados no sistema Android… &;-D