Intel promete acirrar a disputa pelo mercado de consoles portáteis!

Será? Conforme havia postado recentemente, a AMD se encontra atualmente em uma posição muito confortável, no mercado de consoles (tanto de mesa, quanto os portáteis). O principal motivo disso está no fato da empresa possuir boas soluções de unidades de processamentos tanto para o uso geral (CPUs) quanto para gráficos (GPUs), o que possibilitou o renomado fabricante de semicondutores a desenvolver uma nova unidade de processamento, que combina o melhor dos dois mundos: as APUs (Accelerated Processing Unit)! Porém, a Intel já havia prometido que iria acirrar a disputa com a AMD, ao menos no mercado de consoles portáteis…

“New benchmarks of Intel’s Lunar Lake CPUs reveal that the efficiency-optimized architecture has some serious chops when it comes to gaming. YouTuber 极客湾Geekerwan discovered that the Core Ultra 7 258V with its Xe2 integrated graphics surpasses the performance of AMD’s Ryzen Ai 9 HX, and Z1 Extreme handheld gaming champ in several gaming benchmarks. In Black Myth: Wukong at 30W at 1080P, the Ultra 7 258V was 10% faster than the Ryzen AI 9 HX 370 and 20% faster than the Core Ultra 9 185H…”

— by Tom’s Hardware.

Recentes testes de benchmark feitos para aferir a performance do novo Intel Lunar Lake (que combina tanto CPUs quanto IGPs de alta performance, mas customizada para otimizar a performance gráfica), revelou que a arquitetura desenvolvida pela empresa é mesmo capaz de rivalizar com as soluções da AMD em termos de performance, conforme o resultado de comparativos feitos com base em jogos modernos. O novo Intel Core Ultra 7 258V conseguiu a façanha de superar o AMD Z1 Extreme em vários testes de benchmark, graças ao novo IGP baseado na arquitetura gráfica Intel Xe2, a qual promete “performance gráfica sem precedentes”!

Em Black Myth: Wukong a 30W em 1080p, o Intel Core Ultra 7 258V foi 10% mais rápido que o Ryzen AI 9 HX 370 e 20% mais rápido que o “antigo” Core Ultra 9 185H. Já no teste baseado no jogo Cyberpunk 2077, mostrou ganhos ainda maiores para o chip Lunar Lake, com o Ultra 7 258V superando o processador Ryzen Ai 9 HX 370 e Ultra 9 185H em 38%. Por fim, no teste baseado no jogo Red Dead Redemption 2, o 285V foi 50% mais rápido que seu equivalente Ryzen e 37% mais rápido que seu antecessor Meteor Lake Ultra 9. Por fim, outros testes também foram conduzidos para outros jogos e os resultados continuaram sendo consistentes a favor da Intel.

Nada mal, para quem criou a sua primeira solução otimizada para gráficos (apesar de não ser tecnicamente classificada como APU)! E o que mais me impressionou não foi apenas a performance gráfica, mas também o baixo consumo de energia. Mesmo nos poucos testes em que ficou abaixo de seus concorrentes, o consumo de energia da solução oferecida pela Intel ficou bem abaixo das soluções entregues pelos concorrentes, superando até mesmo os badalados SoCs da Qualcomm neste quesito. Para variar, a performance gráfica dos IGPs destes SoCs também deixou muito a desejar, contrariando as propagandas feitas pela própria empresa.

Gostei muito dos novos consoles portáteis! Pena que não são compactos… &;-D