Infraestrutura de ponta? Pois no que depender da Nokia e do NIC.br…

Dizer que a infraestrutura que dá suporte para a Internet no Brasil é limitada (para não dizer outros termos mais “desagradáveis”), é “chover no molhado”! Há tempos, sabemos que a infraestrutura brasileira está muito atrás em termos de qualidade, se comparada com outros países do mundo inteiro. Lembro-me que havia visto uma pesquisa que apontava o Brasil abaixo dos 50, apesar das melhorias proporcionadas pela adoção de tecnologias como a fibra óptica e o 5G…

“Nokia has announced that it has been selected by the Brazilian Network Information Center (NIC.br) – the world’s largest Internet Exchange Point (IXP) operator – to enhance the performance and reliability of Brazil’s internet infrastructure. This strategic partnership aims to support the NIC.br’s mission, which encompasses connecting the Brazilian internet ecosystem and ensuring its expansion and reliability. The network upgrade comes at a crucial time as Brazil is facing a massive surge in internet data traffic…”

— by TELECOM Review.

Mas no que depender do NIC.br, isto irá mudar: uma parceria firmada com a Nokia, irá aprimorar o desempenho e a confiabilidade da infraestrutura de Internet do Brasil! Vista como estratégica para dar suporte à missão do NIC.br, ela abrange conectar o ecossistema da Internet brasileira e assim garantir sua expansão e confiabilidade. Parece bom demais para ser verdade, não? O “problema” é que na minha opinião, a decisão de realizar a atualização da infraestrutura foi tomada de forma reativa: o país (assim como o resto do mundo) está enfrentando um aumento massivo no tráfego de dados, com projeções que podem atingir 218,5 milhões de usuários e 50 Tb/s de tráfego, para os próximos 5 anos.

Para isto, o NIC.br irá utilizar as tecnologias de roteamento IP de ponta da Nokia e assim, poderá dimensionar significativamente sua capacidade de rede, melhorar a resiliência e a disponibilidade e aprimorar a automação. Como parte da atualização, o órgão irá substituir parte de sua tecnologia existente pelo 7250 Interconnect Router (IXR) e pelo 7750 Service Router (SR) da Nokia, que suporta serviços EVPN e interfaces 400/800G. No mercado atual, a Nokia é a líder na padronização e expansão do protocolo EVPN, além de oferecer uma solução VPN de última geração que fornece uma arquitetura unificada em planos de controle e dados. O quanto isto irá custar para os cofres brasileiros, não sabemos.

Na minha opinião, os órgãos competentes – especialmente a Anatel – deveriam mesmo é estabelecer regulamentações mais condizentes com a nossa realidade e fazer aquilo que (em tese) se propoem: fiscalizar, regular e controlar os serviços de telecomunicações no Brasil! Grande parte das experiências ruins que os clientes em geral são submetidos, se dão especialmente em vista dos serviços (mal) prestados pelas operadoras de telecomunicações que operam em nosso pais. Se resolverem esta questão, tenho a mais absoluta certeza de que eles terão dado um grande salto em termos de qualidade e boas experiências. Sem gastar uma fortuna!

Além disso, já estou bem satisfeito com a “minha” Internet de 80 Mbps… &;-D