Em 1999, ainda mantinha o meu primeiro PC desktop (adquirido em jun/1996), embora tenha feito alguns upgrades para torná-lo mais potente. Dentre as mudanças feitas, estava a substituição da antiga placa de vídeo PCI Trident 9680 (1 MB de VRAM) por uma placa “aceleradora de vídeo 3D” Diamond Stealth II S220 (dotada do chip gráfico Rendition Verite 2200 e 4 MB de VRAM). Mas na época, queria mesmo era uma Diamond Monster 3D, equipada com o chip gráfico 3dfx Voodoo)…
“The release of NVIDIA’s GeForce 256 twenty-five years ago today, overlooked by all but hardcore PC gamers and tech enthusiasts at the time, would go on to lay the foundation for today’s generative AI. The GeForce 256 wasn’t just another graphics card – it was introduced as the world’s first GPU, setting the stage for future advancements in both gaming and computing. With hardware transform and lighting (T&L), it took the load off the CPU, a pivotal advancement…”
— by Nvidia blog.
Tempos depois, conheci os demais fabricantes de GPUs e de placas gráficas da época, destacando-se a Nvidia, a ATI e a Matrox. E então, um grande lançamento aconteceu: a Nvidia lançou a sua GeForce 256 SDR, que diferente das demais era apontada como a primeira (e única) “GPU de verdade”! Esta afirmação se dava, em vista do suporte para a tecnologia Transform and lighting (T&L), que por sua vez tornava a unidade gráfica independente, capaz de realizar todas as etapas necessárias para criar os objetos tridimensionais e gerar as coordenadas bidimensionais para a exibição nos monitores, sem depender das CPUs para esta última tarefa.
Além de liberar a CPU para realizar outras tarefas, a GPU da GeForce 256 SDR também oferecia um grande salto em termos de recursos computacionais, tornando possível a criação de gráficos mais detalhados e iluminação mais realista, entre outros avanços importantes para a sua época. Por isto, ela se tornou um grande sucesso e vendeu milhões de unidades, além de conquistar excelentes avaliações. Sim, os demais fabricantes (exceto a 3dfx) também lançaram as suas “GPUs de verdade” (inclusive, com alguns meses de diferença), mas a Nvidia já havia estabelecido o seu pioneirismo na história da computação gráfica.
Não comprei a GeForce 256 SDR. No seu lugar, optei por adquirir a ATI Radeon 7000 SDR (32 MB), que na época era uma placa de vídeo de entrada (antes disso, já havia comprado as 3dfs Voodoo 3 3000 e a Voodo 4 4500). Graças a ela, pude curtir os badalados jogos de tiro (FPS) com temáticas baseadas na 2a. Guerra Mundial, como era o caso de “Return to Castle Wolfenstein”, “Medal of Honor” e “Call of Dutty”. Tempos depois, troquei-a pela ATI Radeon 7500 DDR (64 MB) e desde então, me tornei fã da ATI e as suas unidades gráficas, esquecendo de vez as placas da 3dfx, em vista da empresa ter sido adquirida pela própria Nvidia.
Por incrível que pareça, NUNCA tive uma placa de vídeo da Nvidia… &;-D