… padrão, substituindo os tradicional monitores Full-HD: eis, o tema do artigo publicado por Joe Rice-Jones (editor do portal XDA Developers)! Em sua visão, isto se dá principalmente pelo fato de que os monitores dotados desta definição estão bem mais acessíveis nos dias de hoje, se comparados com os tradicionais monitores Full-HD que por sua vez, foram rebaixados para uma categoria inferior. Além de (supostamente) oferecer uma melhor qualidade de imagem (além da maior definição, uma série de outras tecnologias se encontram presentes), uma série de fatores corroboram a seu favor para torná-lo o “manda-chuva do pedaço”…
“When I got back into building PCs about a decade ago, the monitor that every gamer wanted was the Asus VG248QE, a 24″ FullHD (1080p) TN panel running at 144Hz. I bought one not long after release, and it was fantastic compared to the low refresh rate and HD (720p) panels that I was used to. Time and technology have marched on, and nowadays, 1080p monitors are mostly found on lists of the best budget monitors unless you’re an esports pro. What used to be the price per performance king for monitor resolution is now outdated, with 1440p as the new champion…”
— by XDA Developers.
Dentre os fatores relacionados, estão a evolução das GPUs e suas respectivas placas de vídeo (as quais suportam esta definição sem maiores dificuldades), a redução considerável de preço que eles tiveram ao longo dos anos, o fato de serem projetados para atender exclusivamente a necessidade dos jogadores, a capacidade de equilibrarem a boa performance com a qualidade gráfica (pois são melhores que os monitores Full-HD e não tão exigentes quanto os monitores 4K) e por fim, por apresentarem uma boa relação entre a distância (em relação ao jogador) e a densidade de pixels, credenciando os modelos de 24″ a 30″ como os melhores da categoria. Em suma: eles apresentam um bom equilíbrio de diversas propriedades!
Embora concorde com muitas das argumentações apresentadas, algumas informações adicionais não foram devidamente apresentadas, especialmente em relação as GPUs. Apesar das placas de vídeo intermediárias suportarem a definição Quad HD e uma boa taxa de quadros (+60 FPS), ainda assim será necessário dosar as definições relacionadas a qualidade gráfica dos jogos e nem preciso dizer que com a ativação do Ray-Tracing, os requisitos de recursos computacionais dobram. E mesmo que uma plataforma intermediária bem delineada consiga lidar bem com estas exigências de recursos computacionais, o uso de uma resolução “inferior” como o Full-HD irá exigir um pouco mais da metade, possibilitando rodar os mesmos jogos com mais qualidade e melhor taxa de quadros. É só fazer as contas. Por isto, não é ȧ toa que mais da metade os jogadores AINDA continuam usando monitores Full-HD.
A performance é tão preponderante, que os demais argumentos perdem o seu valor!
Eis, o (meu) veredicto: não entrem nessa modinha de resoluções astronômicas e taxas de quadros infinitas! Embora elas entreguem mais qualidade de fato (e não esto negando isto), na prática tanto as exigências de hardwares quanto os custos relacionados para adquirir e manter toda esta plataforma computacional, não farão valer ȧ pena todo o investimento feito! Se você realmente quer ser um jogador de PC feliz, invista em uma boa plataforma intermediária e aproveite o momento para adquirir um bom monitor Full-HD, já que eles atualmente estão bem mais em conta, se comparados com os “badalados” monitores Quad-HD e 4K.
Se já não bastassem as baboseiras relacionadas as taxas de quadros… &;-D