Quando adquiri a minha plaquinha computacional Orange Pi 3 Zero, planejava usá-la para construir três soluções distintas: um roteador doméstico e totalmente personalizável, designado para prover uma série de soluções além de compartilhar o acesso a Internet; um servidor, designado para oferecer diversos serviços de redes para ser “atacado” por ferramentas de segurança (testes de penetração) e; uma solução de armazenamento local, acessível a partir da Internet. mas infelizmente, a falta de tempo não me permitiu colocá-las em prática (ainda)…
“In January 2024, contributors revealed they had contemplated celebrating the project’s 20th anniversary by creating its own hardware. Existing informal efforts to build a device using Banana Pi hardware were felt to demonstrate the task was not immense, and the Software Freedom Conservancy (SFC) – of which OpenWrt is a member project – was willing to help. Fast-forward to November 29 and the device debuted – just in time for Black Friday sales (and probable delivery before Christmas, at least at the time of publication).”
— by The Register.
Talvez, possa deixar uma destas soluções de lado: o Projeto OpenWRT e a Software Freedom Conservancy, trabalharam juntas para desenvolverem e entregam aquele que será o seu roteador oficial: o OpenWRT One! Construída a partir dos esforços de colaboradores independentes, que utilizavam uma solução baseada nas plaquinhas computacionais Banana Pi (Smart-Router), os trabalhos evoluíram para uma solução completa e funcional, a qual conta com todos os recursos de hardware para dar conta das demandas e das necessidades dos usuários domésticos e de pequenas corporações (SOYO), além de vir com o badalado firmware OpenWRT.
OpenWRT One conta com um SoC ARM MediaTek MT7981B e um chip MediaTek MT7697 designado para oferecer conectividade sem-fio, baseada no padrão Wi-Fi 6. Porém, não espere muita performance computacional do roteador, já que o SoC utiliza uma CPU dual-core ARM Cortex-A53 rodando a até 1.3 GHz, além de dispor de 1 GB de memória RAM e 256 MB de memória Flash NAND. Já em relaçao as conexões externas, teremos duas interfaces de redes Gigabit Ethernet, sendo uma de 1 Gbps e outra de 2,5 Gbps (esta última com suporte para a alimentação elétrica). Complementa o pacote a disponibilidade de duas conexões USB, sendo uma USC-C (alimentação alternativa) e outra USB-A 2.0. Por fim, o dispositivo passou por testes de conformidade conduzidos pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA, tanto para hardware quanto para o próprio firmware.
Mas infelizmente, o preço final do equipamento (composto pelo roteador, além das 3 antenas e da fonte de alimentação compatível somente com o sistema americano ou europeu) será de US$ 89,00 e ele poderá ser comprado diretamente na loja eletrônica da AliExpress. Por se tratar de uma solução que utiliza uma plaquinha computacional Banana Pi, ele recebeu o título de “Banana Pi OpenWrt One”. Para aqueles que desejam construir por conta própria uma solução mais personalizada, a AliExpress também disponibiliza a mesma plaquinha computacional que foi utilizada como referência para a construção do roteador, custando praticamente o mesmo valor apenas para a placa, embora ela seja dotada de mais recursos de hardware.
Eles capricharam em quase tudo, exceto no design do produto… &;-D