Aprender Excel pode ser mais divertido do que imaginamos, graças as…

… propostas de atividades interessantes para promover o aprendizado! Esta regra não é somente válida para o Excel, mas também para qualquer matéria ou conteúdo que desejamos ministrar. Como instrutor de TI, já havia me dado conta disso há tempos, através dos cursos de Informática Básica e Excel que leciono. Os estudantes se mantém focados e o processo de aprendizagem se torna agradável e vibrante, além do tempo passar mais rápido (e nem se darmos conta)! Por isto, sempre faço uma revisão das atividades que proponho para os estudantes, com o objetivo de oferecer as melhores experiências de aprendizado possíveis…

“Excel proficiency is a must-have for students entering any field. But let’s be honest: learning spreadsheets doesn’t have to be a drag, although it can feel that way sometimes. That’s why I have compiled unique Excel projects designed to spark your students’ interest and equip them with real-world skills, such as analyzing social media trends, creating a daily checklist challenge, and planning a fundraising event. These projects go beyond basic formulas and functions into real world practical applications.”

— by XDA Developers.

Parth Shah (editor do portal XDA Developers) não só “concorda” comigo, além de ter feito a publicação de um artigo sobre projetos voltados para os estudantes de Excel! Como o objetivo de despertar o interesse dos estudantes e equipá-los com habilidades do mundo real, como analisar tendências de mídia social, criar um desafio de lista de verificação diária e planejar um evento de arrecadação de fundos, ele propõe 7 atividades que além de serem bem interessantes, fazem o uso de recursos avançados do Excel de forma bem criativa e eficiente!

Eis, a lista resumida dos projetos/atividades propostos:

  1. Árvore genealógica de fotos;
  2. Planejador de eventos e cronograma;
  3. Calculadora de empréstimos universitários;
  4. Desafio de lista de verificação diária;
  5. Lista de verificação de pagamento de contas;
  6. Cronograma de tarefas;
  7. Planejador de volta às aulas.

Se não bastasse a sofisticação das planilhas (as quais fazem o uso combinado de funções & recursos oferecidos pelo Excel), elas também promovem o uso e a aplicação de formatações personalizadas, que por sua vez tornam os seus visuais belos e estonteantes! Infelizmente, muitos usuários se preocupam mais com o conteúdo e a manipulação de dados, do que com a sua apresentação das planilhas, o que acabam interferindo de forma negativa na sua usabilidade geral. Já tive a oportunidade de trabalhar com muitas planilhas bem elaboradas, mas que deixaram a desejar no visual e por isto, se tornaram complicadas de entender e usar.

Dicas, truques e macetes interessantes para isto, não faltam… &;-D