Prontos para curtir os clássicos do bom e velho PlayStation 3? Pois mesmo que não tenhamos mais o antigo console da Sony à disponibilidade, isto poderá ser feito através do uso de emuladores para consoles. No mercado, um dos mais populares é o RPCS3, o qual além de ser um Software Livre (licenciado sob os termos da GNU GPLv2), pode ser rodado em diferents sistemas operacionais (Windows, GNU/Linux, macOS e FreeBSD). E a partir de agora, poderemos rodá-lo também nas plataformas de hardwares baseadas no set de instruções ARM…
“This week, developers behind the PlayStation 3 emulator RPCS3 announced that RPCS3 had now achieved stable, native Arm64 architecture support for Windows, macOS, and Linux platforms – Arm64 architecture support so definitive that it even includes the Raspberry Pi 5, of all devices, utterly pushing the limits of emulation believed possible on the Raspberry Pi 5. In the past, Raspberry Pi 5 has also been seen emulating GameCube and Wii (Wii less effectively)…”
— by Tom’s Hardware.
Os desenvolvedores responsávels pelo emulador RPCS3 anunciaram durante esta semana, que o projeto agora poderá ser rodado de forma estável em plataformas baseadas em SoCs ARM. A sua performance é tão boa, que até mesmo os dispositivos dotados de poucos recursos computacionais, podem rodar os jogos deste clássico console sem tantas dificuldades! Inclusive, uma plaquinha RaspBerry Pi 5 foi usada para demonstrar esta possibilidade, embora os jogos tenham sido rodados em resoluções bem mais baixa (em vista das limitações desta classe de dispositivos), além de não serem tão exigentes (já que foram utilizadas remasterizações de jogos do PS2)!
Já em hardwares mais potentes, como é o caso das atuais estações de trabalho e portáteis da Apple (que utilizam SoCs Apple da série M), o emulador não só rodou com boa desenvoltura os jogos que foram feitos exclusivamente para o PS3 (como o “God of War III” e o “Skate 3”), como também teve uma performance bem melhor, se comparado com as antigas edições do emulador que foram concebidas para o set de instruções x86 e por isto, necessitavam da tradução nativa feita pelo sistema operacional macOS (utilizada para rodar as aplicações mais antigas). No geral, os resultados foram bastante satisfatórios.
Sim, já tive interesse em rodar emuladores de consoles em um passado não muito distante. Porém, as minhas atenções se voltaram para o Xenia, designado para rodar os jogos do bom e velho Xbox 360. Pois além de ser um console dotado de menos recursos computacionais (se comparado com o PlayStation 3) e ao mesmo tempo mais equilibrado em suas especificações técnicas, não só queria ter acesso a alguns jogos que não se encontravam oficialmente disponíveis (como era o caso de “The Elder Scrolls IV: Oblivion”), como também utilizar as aprimorações que eles poderiam trazer para o visual dos jogos antigos.
Pelo visto, vou ter que deixar o Xenia de lado em prol do RPCS3… &;-D