Os jogos exclusivos para consoles estão com os dias contados? Eis…

… a proposta da Microsoft para a plataforma Xbox! Os jogos exclusivos são o principal motivo pelo qual os aficcionados por jogos eletrônicos, escolhem os seus consoles favoritos. E para fidelizar a sua base de jogadores, a Nintendo, a Sony e a Microsoft, mantém uma bela coleção de jogos exclusivos. Porém, devido a evolução tecnológica das plataformas de hardwares e as exigências por jogos cada vez mais belos e sofisticados, os custos para produzir bons títulos AAA tem sido cada vez maiores, colocando em xeque a existência dos estúdios…

“2024 will be remembered as a pivotal year not only for Xbox, but the game industry at large. With game industry growth stagnant at best and costs rising faster than ever, many of the alarm bells being rung years ago that AAA gaming was unsustainable have been playing out in slow motion over the last few years. Mass publisher layoffs, studio closures, and a decrease in venture capital investment in new gaming projects has led to vast disruption across the industry this year. Few are feeling that more than Xbox right now.”

— by Windows Central.

Por isto, a Microsoft fará mudanças radicais em seu modelo de negócio, ao anunciar que irá “acabar” com a exclusividade de seus jogos que até então, só estavam disponíveis para os consoles da série Xbox (e PCs)! Phil Spencer (CEO da divisão de jogos da empresa) já havia declarado em um momento anterior que “não há linhas vermelhas” no que concerne ao lançamento dos jogos da empresa em plataformas concorrentes, como é o caso do PlayStation. Por isto, a tendência será a disponibilização de títulos como Halo, Forza e Gears of War para outros consoles, embora ainda mantenha alguns privilégios para a sua plataforma.

Se já não bastasse a concorrência acirrada do console PlayStation (o qual vende duas vezes mais consoles que o Xbox Series), o aumento dos custos relacionados ao desenvolvimento dos jogos AAA também se tornou um fator preponderante para esta medida, já que o faturamento não tem acompanhando o mesmo ritmo. Tanto os estúdios da Microsoft quanto os de terceiros, tem sido afetados pelas baixas vendas de jogos AAA e por isto, se viram obrigados a realizar demissões em massa. Disponibilizá-los para um maior número de plataformas (ainda que sejam da cocorrência) certamente irá melhorar os números de vendas.

Por fim, ainda temos que levar em consideração o impacto das novas gerações de nutelas, que aos poucos estão chegando e se tornando mais proeminente, como é o caso da Gen-Alpha. Diferente das demais gerações, esta se “destaca” por estarem mais interessados ​​em assistir a vídeos sobre jogos do que realmente jogá-los, segundo algumas pesquisas realizadas sobre o tema (e as gerações posteriores certamente irão seguir esta tendência). Felizmente, as gerações mais antigas ainda estão “dispostas” a comprar, jogar e gravar os vídeos para esta nova geração assitir, mas o dia em que elas se “aposentarem”

Se até lá, os consoles (tal como os conhecemos) continuarem a existir… &;-D