Pequeno, potente e (mais) “barato”: eis, o Nvidia Jetson Orin Nano!

Para aqueles que curtem as plaquinhas computacionais, que utilizam SoCs ARM e oferecem uma grande flexibilidade para a construção de diversos projetos, com certeza já devem ter levado em consideração a compra de um popular Raspberry Pi ou qualquer outra boa alternativa interessante. Embora estas plaquinhas sejam acessíveis e fáceis de serem encontradas, infelizmente elas não oferecem uma boa performance para atender aos requisitos de determinadas aplicações. Para variar, os modelos mais sofisticados são bem mais caros, por serem produtos de nicho…

“NVIDIA has introduced a new at-home supercomputer just in time for the holidays. The tech giant unveiled its new Jetson Orin Nano Super Developer Kit, a powerful new platform that delivers generative AI 70% faster than its predecessor. The compact supercomputer offers cutting-edge features and enhanced computing power for developers and hobbyists looking to train and refine generative AI tools, agents, and robots. Owners of the Jetson Orin NX and Orin Nano can also achieve higher performance with a new software upgrade. The Jetson Orin Nano Super Developer Kit currently costs $249.”

— by TechRepublic.

As plaquinhas da Nvidia são belos exemplos: a série Jetson são poderosas, em virtude da adoção das arquiteturas gráficas que possibilitam utilizá-las para uma série de aplicações, destacando-se aquelas que se baseiam em Inteligência Artificial generativa. Felizmente, este NÃO é o caso da Jetson Orin Nano Super Developer Kit: a nova plataforma da Nvidia não só oferece recursos mais que suficientes para o uso em geral (embora esteja abaixo das demais soluções), como também possui um preço mais em conta: apenas 249 dólares! Para se ter uma idéia da redução, os kits de gerações anteriores custavam 499 dólares.

Eis, as especificações técnicas do novo produto:

  • Sistema em módulo Jetson Orin Nano de 8 GB (SoM) e uma placa de referência.
  • GPU de arquitetura NVIDIA Ampere com núcleos tensores e uma CPU ARM hexacore.
  • Capaz de executar até 67 INT8 TOPS (+70% em relação à versão anterior).
  • RAM com 102 GB/s de largura de banda (+50% em relação à geração anterior).
  • Suporta até quatro câmeras para aplicações de visão computacional.
  • Possui apenas 25 watts de potência.

Segundo o CEO Jensen Huang, ele é capaz de “executar tudo o que o HGX faz”, já que também é compatível com a sua API CUDA! Obviamente o Jetson Orin Nano deve ser capaz de rodar as mesmas aplicações, embora com uma menor performance (pois a comparação foi feita com supercomputadores, designados para altas cargas e treinamento de modelos avançados de ML). De qualquer forma, esta será uma excelente adição para a “família Jetson”, já que a disponibilidade de soluções mais acessíveis, certamente deve incentivar os desenvolvedores a utilizá-los e dependendo do sucesso, optar por plataformas mais caras e mais potentes.

Quanto a mim, vou continuar com o meu modesto Orange Pi… &;-D